ícone face twitter instagram

Salada Pop traz literatura infantil para a semana da 101.5

22.08.21 - 07H19
celular

Livro debate o uso excessivo dos celulares no ambiente doméstico. (Imagem: Bigstock)

Por Giovanna Lira

Ninguém pode negar que o celular e a internet facilitam a vida e abrem portas para conhecimentos múltiplos. Porém, cada vez mais nos vemos distantes um dos outros, presos por essas redes que, de sociais, não têm nada. Isso influencia especialmente a relação familiar. Pesquisa feita pela revista infantil norte-americana, Highlight, com 1.521 crianças, apontou que 62% dos entrevistados reclamam que os pais estão distraídos demais para ouvi-los, sendo o celular apontado como o principal motivo dessa dispersão. Essa conexão online com o mundo gera uma perda de vínculo real com os filhos, o que pode ocasionar problemas emocionais e psicológicos duradouros. 

Para tratar do tema, nesta terça-feira (24), às 15h, no Salada Pop, a apresentadora Nice Lima conversa com o professor Gláucio Ramos, Doutor em Linguagem e Cultura, autor do livro infantil Que Monstro é Esse?, que aborda o distanciamento entre pais e filhos através de ilustrações e de forma lúdica. A obra conta a história de João, um garoto alegre e muito ativo, que adora brincar e passar tempo com os pais, mas que tem a sua rotina e de sua família alterada quando eles trazem o objeto para casa, que acaba se tornando um monstro. 

SEGUNDA (23)

A semana inicia animada na Frei Caneca FM. A partir das 9h começa o BR-101.5, trazendo informação e cultura para as ondas do rádio. Às 11h tem entrevista com o grupo Abulidu sobre single e videoclipe Quilombo Urbano. Criada em 2019, esse é o primeiro trabalho autoral da banda pernambucana, lançado no Dia da Abolição da Escravatura como forma de ressignificar a data através da ​​resistência, luta pela igualdade e combate ao racismo, marcando seu lugar como representantes da cultura afro-brasileira.

TERÇA (24)

Após quase 10 anos de existência, o grupo baiano Afoxé Filhos de Zaze lança seu primeiro disco. Com 4 canções autorais, a produção aconteceu durante o período de pandemia e traz o lema “Os Filhos de Zaze cantam pelo fim da intolerância religiosa”. O grupo fala sobre sua história e sobre o disco em entrevista no BR-101.5, às 11h. 

QUARTA (25)

No Papo de Artista, comandado por Manoel Constantino, às 11h, tem entrevista com o professor e sociólogo Jocimar Gonçalves, presidente do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC), representante no Conselho da cadeira de Movimentos Sociais, Comunitários e de Direitos Urbanos, de Mídia Livre, de Juventude e Estudantil. Ele fala sobre a importância da representação da sociedade civil no Conselho de Política Cultural do Estado.  

QUINTA (26)

No BR-101.5, às 11h, Gabriele Alves conversa com a cantora Zeferina sobre o single e videoclipe Flor de Oxalá. A música é uma parceria com o rapper e compositor Mc Zudizilla. A obra foi inspirada no Afrofuturismo e na relação da cantora com a natureza, em uma homenagem ao orixá Oxalá e falando de sua união com Oxum.

Às 15h, no Salada Pop, tem bate papo com Coraci Ruiz. Formada em dança, mestre em Cultura Audiovisual e Mídia e doutora em Multimeios pela Unicamp, ela é diretora de Limiar, um documentário autobiográfico que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente entre 2016 e 2019, abordando os conflitos, certezas e incertezas que ele passa durante a busca por sua identidade e também o processo de transformação da mãe, rompendo velhos paradigmas, enfrentando medos e preconceitos.

​​Toda a programação está disponível pela 101.5 FM ou aqui em nosso site.


Compartilhe