ícone face twitter instagram

Programação especial na Semana Indígena da Frei Caneca FM

15.04.21 - 11H22
equipe zap

Foto: acervo pessoal 

 

Parceria entre a rádio pública do Recife e o Projeto Audiozap Povos da Terra leva ao público produções sobre o combate à Covid-19

 

Por Nice Lima

Abril é um momento de celebrar conquistas e lutas dos povos indígenas e a comunicação pública é um terreno fértil para expressar a riqueza cultural dessas populações. Em um momento de pandemia, compreender como as diversas etnias convivem com a Covid-19 torna-se essencial e as ferramentas de comunicação se prestam ao serviço de orientar e prevenir a doença. Essa é uma das propostas do Projeto Audiozap Povos da Terra, produções feitas através do whatsapp, com o apoio da Ong Artigo 19, e que aportam na programação da Frei Caneca FM durante a semana indígena da emissora.

A partir de uma ideia da Doutora Isabel Teresa Cristina Taukane, primeira indígena formada pelo ECCO- UFMT (Estudos de Cultura Contemporânea – Universidade Federal de Mato Grosso), professores do Departamento de Comunicação da universidade montaram um projeto de extensão desenvolvido em conjunto por voluntários, indígenas e alunos da UFMT para promover a divulgação de informações importantes sobre o novo coronavírus aos povos indígenas.

Agora como projeto independente apoiado pela Artigo 19, o Audiozap Povos da Terra envia produções às várias lideranças indígenas do Mato Grosso, com narração em português e na língua originária respectiva dos povos que recebem o material através do aplicativo WhatsApp. Os assuntos priorizam o combate à desinformação e à saúde, contam com depoimentos de especialistas, explicações didáticas e acessíveis. Ao todo são sete etnias envolvidas no projeto: Bororo, Chiquitano, Kurâ-Bakairi, Paresí, Tapirapé, Umutina e Xavante.

De acordo com a Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso – Fepoimt, no estado são 43 etnias indígenas com mais de 30 línguas faladas.

Programação musical que valoriza a cultura indígena - De 19 a 23 de abril, ao longo da programação da Frei Caneca, através da parceria com o Audiozap Povos da Terra, as produções serão veiculadas e o público vai conhecer um pouco da cultura dos povos envolvidos no projeto e como estão lidando com a Covid-19. A programação musical da Frei Caneca também ganha um brilho especial no período: de hora em hora haverá blocos musicais temáticos indígenas e no dia 19, Dia do Índio, dois blocos musicais por hora retratando a riqueza da cultura indígena.

Entrevista sobre o Projeto no Salada Pop - Para falar um pouco sobre o Audiozap Povos da Terra, a faixa de entrevista do Programa Salada Pop desta quinta-feira (15), com início às 15h, traz a conversa com o Coordenador desta temporada do Projeto, o estudante de Jornalismo da UFMT, Rogério de Lima Júnior. O ouvinte pode acompanhar nos 101.5 FM, aqui no site da Frei Caneca e também pelo Facebook da Frei Caneca para compartilhar a entrevista e deixar comentários.


Compartilhe