ícone face twitter instagram

A arte da poesia através das ondas da 101.5 FM

09.04.23 - 19H42
Odailta com algumas edições de seus livros, lançados de forma independente

Odailta Alves com algumas edições de seus livros, lançados de forma independente

Por Cadu Silva

“Poesia” é a arte do indivíduo expressar suas emoções e sentimentos através dos versos. Descendo os morros, caminhando pelas calçadas e avenidas, atravessando as pontes, passeando pelas ruas do Marco Zero e pelo circuito dos poetas que deixaram sua marca na cidade, cada verso descreve o amor, a vida e história que cada poeta e ou poetisa recifense carrega em sua trajetória. Da mulher ao homem, do idoso à criança, a poesia é uma realidade no presente e no futuro, e nesta semana ela está evidente nas ondas da Frei Caneca FM.

No VdeVOZ desta terça, às 8h, o ouvinte faz um mergulho na poesia da professora, escritora, atriz, poeta, diretora teatral, técnica em Direitos Humanos com cinco livros publicados de poemas e contos, Odailta Alves e na música do cantor, compositor e multi instrumentista, Lucas do Prazeres.

SEGUNDA

No episódio desta semana, o Pernambuco embaixo do Pés, às 8h, debate sobre a Ciranda e sua origem. Realizando um compilado sobre suas curiosidades, história e elenca alguns nomes ligados a esse ritmo, como Lia de Itamaracá, Dona Duda, Baracho e outros.

Logo em seguida, a partir das 9h, de segunda a sexta-feira, você pega carona pelas estradas da cultura no BR-101.5, com Gabriele Alves, que traz ao ar, música, informação e entrevistas com diversas personalidades da cena cultural brasileira. Para participar do programa, basta enviar uma mensagem no whatsapp do BR-101.5 (81) 99488-6842. 

O Banco de Alimentos do Recife é o tema discutido no Calor da Rua desta segunda-feira (10), desta vez apresentado por Luizy Silva, ao meio-dia. Ainda no programa, tem o Giro Recife que te deixa ligado em tudo que está acontecendo na cidade. Já às 14h, Priscila Xavier chega para apresentar o TPM - Tempo Pra Mim, trazendo dicas de autocuidado e bem estar. 

De segunda a sexta, às 17h, Janaína Serra entra em cena com o Relicário, programa que leva beleza e leveza aos fins de tarde, com música e poesia. Para interagir, sugerir textos e dizer o que você acomodaria em seu Relicário, é só enviar no Whatsapp (81) 99249-2199.

Fazendo uma viagem aos grandes sucessos da “época de ouro” da música popular brasileira, entre 1929 e 1945, o Vitrola, chega para retratar a história e canções dos conjuntos Bando da Lua e 4 Ases e um Coringa, a partir das 18h.

TERÇA

A partir do meio-dia, Diego Oliver entra no ar para mais uma edição do Calor da Rua, que debate sobre a “Ong G10 Favelas PE”. No decorrer do programa, tem música, entrevista e o Giro Recife, com informações sobre saúde, educação e muito mais. A partir das 14h, tem o segundo episódio da nova temporada do Mamas, Minas e Manas, com Janaina Serra, que coloca as maternidades em pauta nas ondas da rádio pública do Recife.

QUARTA

Falando sobre cultura popular, às 8h, tem o programa Cantos e Versos, que neste episódio, conversa com o escritor, poeta, cantor e intérprete, Paulo Matricó, sobre suas histórias. Mais tarde, a partir das 14h, você acompanha o DDD -  Detalhes do Disco Delas que nesta semana recebe a cantora e compositora afro-futurista Doralyce, única cantora preta e pernambucana a se apresentar no palco do festival futuro na posse do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesta quarta-feira (12), no Recife Lo-Fi, Zeca Viana apresenta o quadro Achados e Perdidos, apontando um disco recifense que traz nomes de peso da psicodelia pernambucana, como Almir de Oliveira, Marco Polo e Lailson no álbum “A Turma do Beco do Barato”, lançado em 2004. O programa entra no ar, a partir das 18h.

QUINTA

A partir das 8h, você acompanha o programa Pernambuco em Revista, que apresenta a cada página um pouco das histórias da cena artística do Estado. No episódio desta semana, a conversa é com o grupo Barbarize, da comunidade do Bode, sobre Afrofuturismo, comunidade negra do Recife e seu álbum visual. Logo mais, às 14h, Mãe Beth de Oxum entra no ar com Mulheres que Cantam para Jah, que aborda nesta semana o tema “Mulheres”, mostrando o canto de mulheres que estão ou estiveram a frente de seu tempo, que foram ou são relevantes para seu tempo.  Nesta edição, os ouvintes escutam as vozes de Lia de Itamaracá, Clara Nunes, Rita Marley e Jovelina Pérola Negra.

Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe