ícone face twitter instagram

Novidades na programação da 101.5

12.09.21 - 20H09
viva maria

14 de setembro é o Dia Nacional do Frevo e o Dia Latino-Americano e Caribenho da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação. (Foto: Divulgação Rádio Nacional da Amazônia)

 

Por Giovanna Lira

Nesta semana, a programação da Frei Caneca FM traz duas novidades especiais para os ouvintes que estão sempre ligados na 101.5. Na terça-feira (14), é celebrado o Dia Nacional do Frevo, referente à data de nascimento do criador da palavra “frevo”, o jornalista Oswaldo Oliveira. Para comemorar a data, é transmitido o programa especial ​​Frevo Bastidores da Música, apresentado por Alessandro Guedes, que traz obras e artistas que dialogam a tradição do frevo com a contemporaneidade, como também entre os diferentes gêneros musicais, com o propósito de lançar novas percepções e audições no frevo. Com os temas Frevo Caboclo e Vassourinhas, a edição tem como convidados os artistas Afonso Oliveira, Afonjah e Flaira Ferro. 

Além disso, a Chefe de Programação, Lorena Fragoso, preparou uma seleção musical de Frevo com músicas clássicas e de artistas emergentes do gênero. O ouvinte pode apreciar esse ritmo tão característico de Pernambuco em blocos que tocam de hora em hora, durante todo o dia. 

No mesmo dia tem a estreia do programa Viva Maria, que passará a ser veiculado na rádio pública do Recife, de segunda a sexta, às 13h. Na data, o programa completa 40 anos no ar, exibido pela primeira vez na Rádio Nacional AM de Brasília. Apresentado pela jornalista Mara Régia, o Viva Maria foi pioneiro ao tratar de assuntos de gênero voltado para as mulheres, tornando-se referência no rádio brasileiro, expondo casos de violência doméstica e superação, influenciando a criação de movimentos femininos, como o Fórum de Mulheres e lutando pela construção da primeira Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e do Conselho dos Direitos da Mulher, ambos no Distrito Federal. Após ter o programa censurado por tratar de assuntos que incomodavam o patriarcado, inspirou o movimento de mulheres a criar o Dia Latino-Americano e Caribenho da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação, que também é comemorado no dia 14 de setembro.

SEGUNDA (13)

No começo da semana, o BR-101.5, apresentado por Gabriele Alves, recebe o cantor Romero Ferro para falar sobre o novo single e videoclipe, Chega Perto. A música é um pop tropical em parceria com a cantora Doralyce, que convida para a liberdade de sentimentos, nos relacionamentos e na vida. O programa começa às 9h, com faixa de entrevista às 11h.

TERÇA (14)

Às 9h, no BR-101.5, Gabi Alves entrevista o cantor e compositor MeloCoco sobre o lançamento do seu álbum com o artista Airumã, Pode Sambar que é Coco. O projeto é uma reinvenção do gênero, ao mesmo tempo que homenageia o passado, com influências do coco de roda, funk, brega, rap e referências da cultura pernambucana.

Em mais um episódio da Série Comunicação Pública, o Salada Pop, às 15h, tem conversa com Gustavo Xavier, coordenador de conteúdo.

QUARTA (15)

A partir das 11h, Manoel Constantino apresenta a coluna Papo de Artista, que exibe entrevistas com representantes da cultura de Recife e do estado, das diversas linguagens artísticas.

QUINTA (16)

No BR-101.5, às 11h, tem um bate papo com a diretora e roteirista Gabriela Alcântara sobre o curta-metragem Quando a noite chegar, pise devagar. A obra de terror ​​se baseia em relatos reais de feminicídio e violência contra a mulher. No enredo, uma jovem do interior de Pernambuco mora sozinha no Recife, até que, em dado momento, coisas estranhas começam a acontecer no apartamento da personagem. Amedrontada, a mulher passa a sentir-se prisioneira dentro da própria casa, por vezes achando que está enlouquecendo.

Às 15h, no Salada Pop, Nice Lima discute práticas inovadoras na educação com Jayse Ferreira, professor pós-graduado em Psicopedagogia, duas vezes vencedor do Prêmio Professores do Brasil, realizado pelo MEC, nas categorias Ensino Médio e Inovação Pedagógica.

SEXTA (17)

Na última edição da semana, às 11h, o BR-101.5 recebe a cantora Lia Sophia, que fala sobre o single e videoclipe Não Vou Pedir Licença. Parceria com a cantora Zélia Duncan, a música é um pop com referência eletrônica e foi escrita para o documentário Assim como o Ar, Sempre nos Levantaremos, da diretora pernambucana Clara Angélica, que dá visibilidade a mulheres lésbicas, bissexuais, trans e travestis.

​​Toda a programação está disponível pela 101.5 FM ou aqui em nosso site.


Compartilhe