ícone face twitter instagram

Beth Carvalho é a trilha sonora no fim de semana da 101.5

20.05.21 - 14H49
Beth Carvalho

O Batucada deste domingo (23) traz sucessos de Beth Carvalho (Foto: Washington Possato)

 

Por Giovanna Lira

 

Um cafezinho, um papo gostoso e um bom samba para acompanhar. Tem coisa melhor? Neste domingo (23), às 10h, o Batucada traz o show Beth Carvalho Canta o Samba da Bahia, lançado em 2008. Com mais de 50 anos de carreira, a cantora e compositora começou sua trajetória na música ainda criança e lançou clássicos como Coisinha do Pai, Saco de Feijão e Andança. Como reconhecimento por sua importância para a história do samba, recebeu homenagem no Grammy Latino em 2009, com o prêmio Lifetime Achievement Awards. Considerada a madrinha do samba, dona de discos de ouro e DVDs de platina, a artista faleceu em 30 de abril de 2019, mas deixou para sempre seu repertório e um legado no meio musical, que será revisitado pelo Batucada na 101.5.

E a programação não para por aí. Acompanhe o que mais vai ter no fim de semana da rádio pública do Recife.

 

SÁBADO (22)

O sábado começa com a Rádio Matraquinha, às 7h45h, que fala sobre a vida além da terra, sobre os astros sol e lua, o lado poético, a fascinação da humanidade e as obras que se inspiram nesse assunto. Com música, dicas de filmes e livros, histórias de extraterrestres e OVNIS que ficaram famosas no Brasil. 

Logo depois, às 8h45, a Rádio Além da Lenda traz a lenda da Cabra Cabriola, também conhecido como Bicho Papão. Esse ser é retratado como um monstro que aterroriza crianças malcriadas mas, no programa, vão falar de forma bem humorada sobre as origens e sua versão hilária. Como convidada, trazem Anny Rafaela, atriz e oficineira de atividades recreativas.

Às 9h15, o programa Cantando e Brincando Nas Ondas do Rádio fala sobre literatura infantojuvenil negra, destacando a representatividade das princesas negras na literatura infantil. Para discutir sobre esse tema com as crianças e educadores, participam duas escritoras estudiosas no assunto. E em seguida, às 10h, o Conexão Eficiente conversa com a jornalista, Natália Rosa, sobre direitos, diversidade e LGBTQIA+. 

O Laboratório FM, às 11h, recebe o ecólogo e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Felipe Melo, para um bate-papo sobre ecologia política e ecossocialismo, uma área da ecologia política que reflete sobre a necessidade de se discutir o acesso aos recursos naturais a partir da perspectiva marxista da luta de classes. O professor fala sobre os métodos científicos usados na pesquisa em ecologia, seu caráter multidisciplinar e sobre o poder da ecologia em nos tornar mais políticos e conscientes. 

Já ao meio-dia, tem a Hora do Close, que nesta semana fala sobre o reality show Drag Race, com curiosidades e opinião sobre a importância do programa na cultura LGBTQ+, e ainda tem a participação de Felipe Arruda, um super fã da série. Explicam o significado do termo “naja”, recomendam o filme “The Boys in The Band” e contam a trajetória da drag queen e cantora Monét X Change.

Na sequência, às 13h, o Sala de Cinema entrevista André Antônio, realizador, professor do curso de fotografia da Unicap e integrante do coletivo Surto & Deslumbramento, para falar sobre diversidade no cinema, representatividade e desafios no cinema e audiovisual. Tem também notícias breves sobre o mundo do cinema e músicas que fazem parte das trilhas de filmes. Às 13h30, o Histórias do Velho Oeste mergulha na criação da Escola de Arte João Pernambuco, a partir da conversa com Luis de França Ferreira, professor de teatro e morador da Várzea. França narra os primeiros passos da escola, as dificuldades e as ações que realizaram para conseguir um espaço para a instituição. Também participam do programa Antônio Cabral e Elizama Messias, que relatam, como participantes da atual gestão da escola, os problemas e desafios que a João Pernambuco vive diariamente.

Às 14h, o Quarta Parede entrevista Bruna Florie, formada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bruna nasceu e reside em Triunfo - PE, onde desenvolve a sua pesquisa chamada “Experimento Bruffa: arte e feminismo no Sertão do Pajéu”, que tem como objetivo dispor da técnica do bufão para discutir questões de gênero no interior de Pernambuco. Atualmente é integrante do Coletivo Pantim, Casa Espiral da Terra, Coletivo Mangaio, do Grupo de samba de coco “A Cristaleira” e da Rede Interiorana de Produtores, Técnicos e Artistas de Pernambuco (RIPA).

Logo após, às 15h, o Aldeias e Quilombos discute a titulação dos territórios quilombolas. Trazem a história do Quilombo Rio dos Macacos, situado na Região Metropolitana de Salvador, na Bahia, que teve parte do território titulado em julho deste ano, mas não sem conflitos. Foram mais de 40 anos de tensões. Conversam com Rosimeire dos Santos Silva, quilombola e uma das mulheres que lutam pelo direito de viver no quilombo, e com Adriane Ribeiro, advogada da Associação de Advogados/as de Trabalhadores/as Rurais (AATR), que fez a assessoria jurídica no processo de titulação do quilombo.

O Reggae pelo Reggae, às 16h, traz uma entrevista com Lei Di Dai, considerada a rainha do dancehall brasileiro. O programa também fala sobre o projeto "Lioness", novo disco do Leões de Israel, e a seleção musical que conta com Buena Onda Reggae Club, Erika Natuza e muito mais. Em seguida, às 17h, o Obá Kosò traz o tema Yemanjá e a Diáspora Africana. Para essa conversa contam com a presença da Yalorixá Mãe Lu de Yemanjá do Ilé Yemanjá Ogunté, localizado na cidade de Recife. Além da entrevista, também tocam artistas que trazem nas suas produções musicais referências sonoras sobre Yemanjá.

Às 19h, o Que Braba! conversa sobre o frevo, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, desde 2012. Participa a professora e passista do grupo guerreiros do passo, Lucélia Albuquerque. Na sequência, às 20h, a masculinidade é o tema do Oxente, Afrodite!. Além de lembrar a importância da prevenção ao câncer de próstata, conversam com Valeska Zanello, psicóloga, filósofa, doutora em Psicologia, professora do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília e autora do livro Saúde Mental, Gênero e Dispositivos, sobre o que é ser homem e o que é ser másculo. 

Para fechar o sábado, às 22h, a Techtrônica apresenta o funk carioca como um estilo de música eletrônica que nasceu nas periferias do Rio de Janeiro e que logo se espalhou pelo Brasil, resgatando desde suas origens, nos bailes, às vertentes mais atuais. 

 

DOMINGO (23)

Na manhã do domingo, às 8h, o Frequência Natural fala sobre as sementes crioulas, selecionadas por décadas, passadas de geração em geração e que seguem até hoje preservadas, trazendo a ancestralidade da agricultura e o empoderamento dos seus guardiões e guardiãs. Tem também entrevista com Pedro Alensifer, bate-papo com Evanice, coluna Mulheres da Natureza, com Ana Lua, e Momento Panc com Thiago França.

Às 9h, o LAB 101 apresenta o sétimo e oitavo episódio do podcast  “As Sanfonas de Tavares da Gaita”, parceria do mês de maio com o projeto de extensão Rádio Cordel, do Departamento de Design e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, campus Agreste. Na sequência, ao meio-dia, o Las Colores conversa com o cantor e compositor Lucas Torres, que fala sobre o seu primeiro trabalho musical, o álbum Signoser, conta sobre os projetos para 2021, além da sua vivência LGBTQIA+ na zona da Mata Norte de Pernambuco.

No Sr. Cinema, às 15h, a engenheira civil e cineasta, Daniela Kyrillos, fala sobre o documentário  que marca sua estreia como cineasta e que trata da vida de Reginaldo Veloso, que foi pároco no Morro da Conceição e ficou conhecido pelo seu engajamento nas lutas sócias e defesa dos mais humildes da comunidade. Em seguida, às 16h, o Volta ao Mundo desembarca na Tailândia.

O Pedrada, às 17h, recebe a banda Avoada, que toca canções à distância, incluindo o recém-lançado single A Pedra e a Janela. Ainda tem Disco da Semana, com Linda Nogueira, e o novo single de Gabi da Pele Preta na seção de lançamentos. Logo depois, às 19h, o Obriganza Experiência reflete sobre pandemias, negacionismos, demonstrações de idiotice, sobre o futuro, o presente e o passado.

Às 20h, o Pesado - Lapada para todos os Gostos entrevista Justino Passos e Túlio Falcão, ambos ex-balconistas de lojas de discos relevantes do Recife. Eles falaram sobre a importância que os estabelecimentos exerciam no passado e o que elas representam nos dias atuais para a cena da música pesada. Em seguida, às 21h, o Audio Mundi é dedicado a um dos artistas mais inspirados e mais criativos da década de 70 no Brasil: o mineiro Marku Ribas. De uma mistura de sons única, seu trabalho se mostrou de uma versatilidade ímpar ao longo de mais de 30 anos de história.

Para fechar o fim de semana, o Outra Fita - Vidas Sonoras traz, às 22h, o Manguestar Lil Rei$ para falar sobre a cena emergente do trap pernambucano da Mata Sul. Ele conta sua caminhada, passa sua visão e traz uma seleção especial de artistas independentes locais.

 

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.


Compartilhe