ícone face twitter instagram

Alceu Valença apresenta novo álbum no fim de semana da Frei Caneca FM

14.05.21 - 14H06
Alceu Valença

Alceu Valença fala sobre novo álbum Sem Pensar no Amanhã no Faixa a Faixa deste sábado (15) (Foto: Leo Aversa / Divulgação)

 

Por Giovanna Lira

 

Alceu Valença invade a programação da rádio pública deste sábado (15), no Faixa a Faixa Especial, às 18h. Com mais de 40 anos de carreira, Alceu é o narrador da cultura pernambucana. Dono de sucessos como Anunciação, La Belle De Jour e Morena Tropicana, o comendador de Pernambuco  agora lança seu primeiro álbum voz e violão, Sem Pensar no Amanhã. Com músicas inéditas e releituras de seus grandes clássicos, neste sábado o cantor apresenta, conta histórias e faz comentários sobre o CD que produziu durante o isolamento na quarentena.

 

SÁBADO (15)

A programação do sábado começa cedo, às 7h45. A Rádio Matraquinha fala com os pequenos sobre o sol, os cuidados para proteger da sua incidência, além de pensar em como a sociedade pode contribuir para frear o aquecimento global e todos os problemas que ele traz para a vida. A seleção musical conta com Baid Assad, Isadora Canto, Bia Bedran, Mundo Bita, Banda Estralo, Pequeno Cidadão, Nena Queiroga, Palavra Cantada, The Beatles e muito mais. Ainda tem agenda do Corujices e Mari Bigio contando histórias. Logo em seguida, às 8h45, a Rádio Além da Lenda fala sobre uma das lendas mais conhecidas, o Papa-Figo. Também conhecido como Velho do Saco, foi motivo de medo em muitas crianças. Como convidada, Roberta Cirne, escritora, ilustradora, quadrinista, tem um projeto chamado Sombras do Recife, onde relata histórias de assombração na cidade, e é fã do Papa-Figo. 

Às 09h15, o programa Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio aborda o tema "Terapias para crianças". Conversa sobre tipos de terapias, como elas podem ajudar as crianças com os próprios sentimentos, com o relacionamento entre familiares e amiguinhos, a lidar com perdas e frustrações e a ajudar no desenvolvimento psíquico e motor de crianças com deficiência. O programa ainda entrevista a musicoterapeuta Carmen Pontes sobre como a música pode ajudar no tratamento de vários tipos de diagnósticos, e fala sobre Psicomotricidade Relacional com Estefanya Nunes. Ainda recebe a psicopedagoga e contadora de histórias, Juliana Trindade. Na sequência, às 10h, o Conexão Eficiente deste sábado recebe a musicista Cíntia Gondim e o estudante de psicologia Eduardo Cavalcanti, que conversam com a jornalista Natália Rosa sobre afetos, relacionamentos e capacitismo.

Neste sábado, às 11h, a bancada do Laboratório FM entrevista a Dr. Laeticia Medeiros Jalil sobre um tema fundamental para os seres humanos: a fome. Socióloga da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Dr. Laeticia trabalha com diversos temas relacionados à fome, como desenvolvimento rural, sociologia rural, e questões de gênero no campo, temas que se misturam com sua história de vida e sua formação científica. O programa debate sobre as desigualdades sociais e como isso se reflete na desigualdade de acesso a alimentos seguros e nutritivos. Também conversam sobre as políticas públicas de combate à fome no Brasil e no mundo, além de discutir sobre os efeitos da pandemia sobre a segurança alimentar das comunidades. 


Para começar a tarde, ao meio-dia, a Hora do Close conversa sobre o movimento drag queen no Brasil, com fatores históricos e homenagem a grandes nomes dessa arte. Explicam o significado da expressão “toda trabalhada”, recomendam o canal do youtube “Para Tudo” e contam a trajetória da drag queen e cantora Gloria Groove. Em seguida, às 13h, a diversidade no cinema é tema do Sala de Cinema. Para falar sobre o tema, entrevistam André Antônio, realizador, professor do curso de fotografia da Unicap e integrante do coletivo Surto & Deslumbramento.

E às 13h30, o Histórias do Velho Oeste vai até o extremo oeste da cidade do Recife, quase Camaragibe, para encontrar Fio Íbis, morador do bairro da UR-7 desde o ano de 1969 e, há quase 20 anos, comunicador popular. Fio mantém há 15 anos a Rádio Comunitária Atlântida. Ele fala algumas histórias de quando, ainda criança, chegou na UR7 e suas aventuras para botar a rádio no ar. Em seguida, às 14h, o Quarta Parede conversa com Sebastião Simão Filho, que é ator, autor e diretor de teatro. Acompanhado do verbete “máscara”. Sebastião compartilha experiências acumuladas ao longo de sua carreira de aproximadamente 30 anos de teatro, em especial a fundação da Cia Máscaras de Teatro, companhia que iniciou e lançou vários artistas de teatro no estado de Pernambuco.

Às 15h, o Aldeias e Quilombos traz dois depoimentos sobre como se encontram as comunidades indígenas e quilombolas de Pernambuco, com entrevista a uma liderança indígena e um técnico da federação quilombola para entender como as aldeias e os quilombos estão no nosso estado. Na sequência, às 16h, o Reggae pelo Reggae traz uma entrevista com João Marlevou sobre a cena reggae de Recife e de Fernando de Noronha. Fala sobre a trajetória do povo negro e a selação musical conta com Irmandade Brasmorra, Bob Marley e muito mais

O Obá Kosò começa às 17h, e nesta semana debate o tema "Oyá e as Narrativas de Proteção das Mulheres de Terreiro". Para essa conversa, contam com a presença da Yabá Cacau do Terreiro da Xambá, localizado na cidade de Olinda. Além da entrevista, também tocam artistas que trazem nas suas produções musicais referências sonoras sobre Yansã.

Dando início à programação noturna da Frei Caneca, às 19h, o Que Braba! discute a solidão da mulher negra. Para conversar sobre o tema e compartilhar experiências, convidam a grafiteira, arte-educadora e estudante de artes visuais da UFPE, Nathália Ferreira, e a comunicóloga, publicitária e integrante do núcleo de estudos afro-brasileiros (NEAB) da UFPE, Soraya Bevenuto. Em seguida, às 20h, o Oxente, Afrodite debate o orgasmo femino. Os segredos do clítoris é o tema desta edição e, para falar do assunto, as apresentadoras conversam com o médico Filipe Tenório Lira Neto.

Para finalizar o sábado, às 22h, a Techtrônica apresenta vertentes afro-eletrônicas, como o Afro House, o Afro Tech, o Afrobeat e o Kuduro, estilos que mesclam referências e elementos presentes na musicalidade de culturas negras com as batidas eletrônicas.

 

DOMINGO (16)

O Frequência Natural, às 8h, abre a programação da sociedade civil. Através de uma perspectiva histórica, o programa fala sobre a maconha. Debate como o proibicionismo continua matando e o uso na cura e pesquisa segue sendo prejudicada no nosso país. Recebem a irmã Rose do Coletivo Mães Independentes, primeira organização pernambucana a conseguir permissão de cultivo domiciliar da maconha, e Erika Santos, advogada da Rede Reforma, uma rede jurídica com estudo e atuação pela reforma da política de drogas. 

Às 9h, o LAB 101 continua a transmissão do podcast “As Sanfonas de Tavares da Gaita”, exibindo o quinto e sexto episódio, uma parceria com o projeto de extensão Rádio Cordel, do Departamento de Design e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, campus Agreste. O podcast conta um pouco da vida e obra do instrumentista nascido em Taquaritinga do Norte, agreste pernambucano. Na sequência, às 10h, tem episódio inédito do Batucada, com audição do disco Sambabook de Dona Ivone Lara.

Ao meio-dia, o Las Colores conversa com a poeta-slammer, ativista e educadora social Nivea Sabino e com a cantora e ativista Luiza da Iola, que juntas formam o projeto musical interioranas, que está lançando o primeiro EP. Às 15h, no Sr. Cinema, Adriano Portela , jornalista, cineasta, idealizador do Curso Cobogó das Artes, fala sobre o seu filme "Recife Assombrado", que trata das lendas urbanas da capital pernambucana.

Em seguida, às 16h, o Volta ao Mundo desembarca no México. Tem sucessos de Thalia, Ritchie Valens, Julieta Venegas, Santana e mais. E no Pedrada, às 17h, a banda Nimbo conversa sobre os lançamentos de 2021 e toca músicas ao vivo, de casa. A violeira Laís de Assis apresenta o Disco da Semana e, no quadro de lançamentos, Manolo fala sobre o single Em Crise.

O Obriganza Experiência, às 19h, conversa com Mayara, artista sonora que fala um pouco de seus mergulhos subterrâneos autorais e escolhe faixas lombradas de artistas que a inspiram. Na sequência, às 20h, o Pesado - Lapada para todos os gostos exibe a primeira parte do especial sobre o que saiu de pesado em 2020 no estado. Às 21h, o AudioMundi fala da música eletrônica feita antigamente, destacando artistas, compositores e instrumentos que revolucionaram a música como conhecemos. Seja usando theremin, moog ou sintetizadores mais modernos, o programa apresenta músicas de ícones como Dick Hyman, Raymond Scott e Wendy Carlos, entre outros.

 

Para concluir a programação do fim de semana, às 22h, o Outra Fita - Vidas Sonoras recebe Di Digiandomenico, professor, urbanista e artista junto ao projeto de música eletrônica Dabriza. O programa navega sobre elos entre arquitetura e produção de música eletrônica através dos processos técnico-artísticos do entrevistado e traz uma seleção de músicas muito especiais que compõem o universo sonoro dele.

 

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.


Compartilhe