ícone face twitter instagram

Relicário faz tributo a Miró da Muribeca

04.08.22 - 19H24
Miró da Muribeca (foto: Divulgação)

Miró da Muribeca (foto: Divulgação)

Por Wiulayne Souza


No último domingo, o poeta Miró da Muribeca encantou-se. Em homenagem a uma das vozes mais inventivas da poesia independente, o programa Relicário desta sexta-feira (05) faz um Tributo ao artista. A edição conta com a participação de nomes como Odailta Alves, Samarone Lima e Wilson Freire. 

O programa abre um espaço para compartilhar histórias e exaltar a poesia escrita por Miró. O Especial começa às 17h, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

Sintoniza na Frei Caneca pelo dial da FM 101.5 ou pelo site www.freicanecafm.org.

 

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA 

Na sexta-feira (5), às 8h, o Programa Vitrola homenageia os aniversariantes do mês de agosto, trazendo algumas de suas músicas. São eles: Adoniran Barbosa, Aldir Blanc, Clara Nunes e Francisco Alves. 

No Papo de Artista, às 14h, o apresentador Manoel Constantino bate um papo com o Maestro Wendell Kettle.

Às 15h, o Giro Nordeste aborda o tema da saúde mental das mulheres na perspectiva de gênero, relacionamentos amorosos e relações de poder. O programa traz uma entrevista com a psicóloga, filósofa, professora da UnB e coordenadora do grupo de pesquisa de saúde mental e gênero do CNPq, Valeska Zanello.

Mais tarde, às 18h, o AudioMundi faz uma homenagem aos artistas que adotaram seus idiomas nativos e ancestrais para expressar sua arte. O programa traz músicas da peruana Renata Flores, do indígena brasileiro Owerá, do cabo-verdiano Hélio Batalha e dos dinamarqueses Heilung. 

 

SÁBADO

Neste sábado (6), às 10h, na Faixa Infantil, tem mais uma edição do programa Palavras no Ar, que traz como tema: ‘Era uma vez... Dilma Rousseff’, apresentando a história de vida dessa mulher incrível. E ainda tem recadinhos super especiais da La Ursa, um bate-papo, música e muito mais.

Às 10h30, o É Conversa Pra Criança, Sim! convida o psicólogo Antônio Ricardo para falar sobre saúde mental e explicar às crianças que a saúde não está apenas no corpo, mas que os sentimentos também fazem adoecer, por isso deve-se dar atenção a eles. Na música tem “Felicidade”, de Tom Jobim, “Estou Nervosa”, do filme Encanto, para falar sobre os diferentes sentimentos, e “Metamorfose Ambulante”, de Raul Seixas.

Às 12h, a Hora do Close conversa sobre diversidade nerd. No quadro Dicionário Pajubá, é explicado o significado da palavra “bofe”. Já no quadro Cine Fechação tem a indicação do filme “O Jogo da Imitação”. O Super Close rola ao som de Romero Ferro, Lucy Alves e Duda Beat. 

O Andei Meio Mundo, às 15h, faz sua décima oitava viagem com destino ao Panamá em busca da história, cultura e música do local No quadro Mundinho Latino tem notícias e músicas em dose dupla de Bad Bunny, Dulce Maria, Juliana e Maluma, além das músicas que estão no topo dos charts panamenhos.

No Forropodó, às 19h, os ouvintes curtem mais uma edição do “Forrólista”, que relembra hits icônicos do forró que foram alvos de polêmicas ou brigas na Justiça por questões relacionadas a direitos autorais. Na segunda edição do “Repertório Novo”, o programa recebe Samarony. Nascido no sertão de Pernambuco, o jovem é a nova aposta de uma das maiores gravadoras do país, e chega ao Forropodó para falar sobre música e carreira.

 

DOMINGO

O Frequência Natural deste domingo (7), às 8h, tem uma edição especial com as músicas que fortalecem o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Brasil e a luta por uma reforma agrária justa e popular. As músicas estão reunidas no CD Arte em Movimento que foi lançado em 1998.

Em seguida, às 9h, o Lab 101 apresenta o segundo episódio do Podcast ‘Dentro da Pesca Formosa’, com o tema Mulher de Maré. São duas convidadas, Dona Cícera, presidente da colônia pesqueira, e a pescadora Marileide Ferreira, que é conhecida no local como Galega. Dona Cícera fala sobre as dificuldades que as mulheres encontram no trabalho da pesca artesanal, e Galega compartilha um pouco da sua trajetória na atividade pesqueira, desde os ensinamentos de sua mãe até as mudanças no pescado que ela notou atualmente. 

Às 10h, o Batucada homenageia Nak do Banjo. O compositor e intérprete é conhecido da roda de samba do Pagode do Didi e também do Samba do Baú, fazendo parte da presidência do grupo. 

A trilha sonora desta edição do Som da Liberdade, a partir das 15h, chega a El Salvador para apresentar o trabalho do grupo Yolocamba Ita. A banda foi fundada em 1975 pelos irmãos Roberto e Franklin Quezada, além de Manuel Gómez e Paulino Espinoza, e é impulsionadora da música popular salvadorenha. Esta edição traz a entrevista com Franklin Quezada.

O Íntimos na Frei Caneca, às 17h, aborda o segundo episódio da música feita pela comunidade LGBTQIA+ do cenário alternativo de Pernambuco, e recebe a rapper trans Killauea, de Santa Maria da Boa Vista. Ela explica sobre a escolha do seu nome artístico, suas influências, e as desconstruções de estereótipos que geram preconceitos. Ao final, fala sobre seus lançamentos futuros e manda um recado incentivando aquelas e aqueles que querem fazer música.

Já às 19h, o Obriganza Experiência recebe um dos artistas mais invocados. O apresentador do programa também compartilha suas criações sonoras perturbadoras, suas criativas obras,  e ainda convida outros artistas para tocar e gravar.

Às 20h, o PEsado - Lapada para todos os gostos traz os lançamentos de Kreator, Def Leppard, Megadeth e Ozzy Osbourne, até as bandas mais novas, como Oceans of Slumber e Municipal Waste.

Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe