ícone face twitter instagram

No Carnaval 2023, a Frei Caneca FM é pela democracia

14.02.23 - 11H01
Foto: Marcos Pastich/PCR
Foto: Marcos Pastich/PCR
 

Por Luiz Rodolfo Libonati

Está na natureza do carnaval nós celebrarmos temas e questões que nos digam respeito enquanto sociedade, afinal, qual outra festa popular representa tão fortemente toda a cultura e expressividade do espírito coletivo? Pois, além de não fugir à regra, o ano de 2023 traz consigo uma marca que, social e politicamente, é bastante particular: procede uma série de circunstâncias que incluem o enfrentamento da pandemia devastadora da Covid-19, o governo de Jair Bolsonaro, tão indiferente às populações vulnerabilizadas do país, e, mais recentemente, o episódio golpista do 8 de janeiro, que atentou contra a voz do povo brasileiro. Do alto da grande espera, dado o período de ausência que o antecedeu, o carnaval deste ano quase parece inverter as coisas: após uma longa quarta-feira de cinzas, finalmente surge o grande, virando a esquina em nossa direção. Tudo isso, também, para cantar e gritar em defesa de um valor maior em mente: democracia para sempre!

Assim, sempre atenta ao papel da comunicação na conscientização sobre as causas caras a nós, a Frei Caneca FM decide pela democracia como seu mote na festa popular. “Sem dúvida, a rádio pública tem muitas missões em seu existir. Informação e educação são alicerces dessa modalidade”, afirma o gestor de programação Alex Carvalho. A partir desse ponto, se torna nítida a relação essencial entre a experiência sociocultural e sua divulgação, resultando no fortalecimento da identidade coletiva. A democracia do verdadeiro carnaval dialoga com o acesso à cultura, é a reunião espontânea de todos promovida nas ruas, como uma pausa na separação espacial das pessoas gerada pelo quanto se tem de dinheiro. “O carnaval, principalmente o do Recife, é extremamente democrático. Aqui qualquer pessoa pode ser folião. Seja no Antigo, no Galo da Madrugada, pelos bairros ou pegando um ônibus para curtir Olinda”, complementa Alex.

No domingo que antecedeu o carnaval, no dia 12, a emissora realizou o Palco Frei Caneca na Praça do Arsenal, levando ao público apresentações emocionantes com Sambstar, Taiguara Borges, Dinah Santos, Abulidu, homenagem a Jr. Black e Lia de Itamaracá. E nos preparativos pré carnaval, os programas BR-101.5 e Calor da Rua trazem assuntos que conversam diretamente com o Carnaval.

Além disso, de quinta (16) até a terça-feira (21), acontece a transmissão de todas as atrações, ao vivo, no Palco do Marco Zero com a apresentação de Gabriele Alves, Alex Carvalho, Luizy Silva, Janaína Serra e Priscila Xavier, trazendo ainda flashes com os artistas que sobem ao palco do Festival Rec-Beat e dos polos descentralizados pela capital pernambucana - são mais de 44. Do sábado de Zé Pereira à terça-feira da folia ainda contamos com flashes diretamente da Praça do Arsenal e outros polos no bairro do Recife.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

DIA DO BREGA
14 de fevereiro é celebrado o Dia do Brega na capital pernambucana e a Frei Caneca FM presta homenagem ao ritmo que tem espaço cativo no coração dos recifenses. Serão 12h do ritmo, com sucessos do rei Reginaldo Rossi, Conde Só Brega, Banda Sentimentos, Kelvis Duran, Priscila Senna, Eliza Mell, Ritmo Quente, Eduarda Alves e muito mais. A seleção musical é de Lorena Fragoso.

BR-101.5
Na faixa de entrevistas do BR-101.5, às 10h, tem bate-papo sobre a trovoada dos 700 batuqueiros de 13 nações de Maracatu de Baque Virado que integram o Tumaraca - Encontro das Nações. Para a edição de 2023 está sendo preparado um tributo de homenagem aos 30 anos do Movimento Manguebeat, com as participações da carioca Sandra Sá, além de Gilmar Bola 8, Gabi da Pele Preta, todos acompanhados do coral feminino Voz Nagô. 

A entrevista vai ao ar na quinta-feira (16), mesmo dia em que o espetáculo saúda e reverência à ancestralidade negra. A convidada é Paz Brandão, diretora musical do Tumaraca.

CALOR DA RUA
Na programação do #Verão101, o Calor da Rua também presta homenagem ao brega com depoimentos de Walter de Afogados, Dayanne Henrique (Frutos do Amor) e Adriana Araújo (Nêga do Babado) no programa desta terça-feira. Tem ainda o Doses de Frevo com participação de Naara Santos, que fala sobre a Hora do Frevo deste mês.

Quarta-feira (15) a entrevista, às 12h30, é com a secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros, sobre os serviços oferecidos pela Secretaria da Mulher durante o Carnaval 2023. O Doses de Frevo é com Mery Lemos, gerente de Conteúdo e da Escola Paço do Frevo, sobre o funcionamento do museu nos dias de folia.

RELICÁRIO
Nesta terça-feira (14), no Relicário, Janaína Serra recebe o produtor e podcaster Caio Griot para um bate-papo sobre leituras favoritas e sua influência sobre nós. Fundador da Griô Podcasts, produtora de conteúdo em podcasts de ponta a ponta, Caio gosta de contar histórias. Ele é mestre em ciência política e especialista em produção de conteúdo multiplataforma. Os ouvintes podem participar pelo WhatsApp (81) 99249-2199.

Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe