ícone face twitter instagram

Transmissão ao vivo, música e retrospectiva em pauta no fim de semana

10.12.21 - 07H12
Foto: Jorge Bispo

Neste domingo (12), a Frei Caneca FM, em parceria com a Educadora FM, transmite show da cantora, compositora e poetisa Maria Bethânia. (Foto: Jorge Bispo/Reprodução)

 

Por Beatriz Guglielmelli 

Conhecida como Rainha da MPB, Maria Bethânia foi a primeira mulher a vender mais de 1 milhão de discos no Brasil. Em 2012, foi eleita a quinta maior voz da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil. Além disso, a cantora recebeu da Universidade Federal da Bahia o título de Doutora Honoris Causa, por sua contribuição à música brasileira e em 2016, foi homenageada pela Mangueira, no carnaval do Rio de Janeiro com o enredo "Maria Bethânia: A menina dos olhos de Oiá". Em julho de 2021, a cantora lançou o seu último álbum, “Noturno”, gravado durante a pandemia. O disco conta 12 faixas, sendo dez delas inéditas. 

A apresentação será realizada no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), celebrando a final do 19º Festival de Música da Educadora FM. A transmissão começa às 19h45, na rádio pública do Recife.  
 

SEXTA
Nesta sexta-feira (10) ao meio-dia, na Faixa Mulher, o Mulher na Caneca faz uma retrospectiva de 2021 e convida a professora universitária Maria Eduarda da Mota Rocha.

Às 16h, o Giro Nordeste entrevista Txai Suruí, ativista indígena, coordenadora do Movimento da Juventude Indígena e integrante da ONG de defesa dos direitos indígenas Kanindé. Aos 24 anos, ela foi a única brasileira a discursar na abertura oficial da Conferência da Cúpula do Clima (COP26). O avanço das mudanças climáticas, a luta contra o desmatamento e a importância dos povos indígenas para a proteção da Amazônia são temas da entrevista desta sexta-feira com Txai. 

SÁBADO
A programação deste sábado (11), começa com muito forró no Forró Para Todos. O ouvinte curte sucessos de Flávio José, Nanda Cordel e Marinês, entre outros.

Mais tarde, às 16h, o Baião de Dois traz músicas de Renata Rosa, Mestre Salustiano, Mestre Ambrósio e Cristal e muito mais. 

DOMINGO
Neste domingo (12) às 9h, o Lab 101 veicula o radiodocumentário “Na Pressão pela Frei Caneca FM”. O projeto, dividido em 4 episódios, conta a história da emissora, criada em 1960, no áudio da radiodifusão brasileira e as lutas da sociedade civil até transmitir suas primeiras ondas sonoras em 30 de junho de 2016.

No primeiro episódio, conhecemos um pouco da história da radiodifusão brasileira e seu desenvolvimento até se tornar o mais influente e popular veículo de comunicação. Nesse contexto, conhecemos melhor como foi idealizado o projeto que possibilitou a criação da rádio recifense, em novembro de 1960. Esta é uma produção de Matheus Lins, com a orientação da Profª Drª Paula Reis.

Em seguida, às 10h, o Batucada reprisa a homenagem feita à cantora, compositora e produtora musical Maria Rita. Ganhadora de 8 prêmios Grammy Latino, incluindo de Melhor Artista Revelação, Maria Rita é considerada uma das maiores vozes e intérpretes de sentimento da atualidade.  A programação continua com canções de Alcione, Paulinho da Viola, Thiaguinho, Elis Regina, Gracinha do Samba, entre outros. 

Às 16h, o Amplifica traz uma apresentação inédita: o Festival de Choro João Pernambuco. Neste espetáculo, músicos homenageiam artistas brasileiros e pernambucanos.  

Toda programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.


Compartilhe