ícone face twitter instagram

#TBT101 | A importância do exercício físico e do autocuidado, com Flaviana Panta

07.03.24 - 09H24
#TBT101 | A importância do exercício físico e do autocuidado, com Flaviana Panta

(A personal trainer Flaviana Panta conversou com Priscila Xavier sobre exercício físico e autocuidado)

Por Bábara Bittencourt

Com a chegada do novo ano e do verão, a pressão estética por um corpo perfeito invade as redes sociais mais do que nunca. É um “ficar no shape” pra cá, uma “dieta para perder gordura” pra lá. Discursos que se utilizam de uma falsa preocupação com a saúde do público para promover conteúdos que incentivam a glorificação ao corpo perfeito. 

Segundo a matéria do Correio Braziliense, “essa busca por padrões acaba por levar as pessoas a acharem que a receita milagrosa para o corpo que desejam são os hábitos, a dieta e a rotina das pessoas que elas seguem na internet. O problema, contudo, é que a internet não representa a realidade; na verdade, é só um recorte da vida desses indivíduos, que escolhem o que querem ou não compartilhar”. 

Assim, existem muitos perigos em acompanhar as rotinas de pessoas que possuem acompanhamento de diversos profissionais especializados em diversas áreas e que não representam a realidade de muitos brasileiros, que precisam trabalhar, estudar e cuidar da casa e da família.

Pensando nisso, a edição do TPM de maio de 2023 pautou a importância do exercício físico e do autocuidado como ferramenta essencial para o bem-estar físico, mental e emocional. Na ocasião, Priscila Xavier conversou com Flaviana Panta, personal trainer idealizadora do Projeto #100ansiedade, presente em suas redes sociais @flaviana.panta.

Flaviana Panta: Quando se fala em exercício físico, algumas pessoas pensam na ideia do corpo atlético, o abdômen com aquele shape tão idealizado pela nossa sociedade, mas, na verdade, ele é um instrumento muito potente nas questões da saúde como um todo, e essencial no nosso cotidiano como manutenção do corpo pelo lado de dentro, do nosso organismo em um geral. No ambiente das academias, eu me incomodava com essa questão da aparência, em como as pessoas focavam tanto nisso.

Essa foi uma das motivações por trás do #100ansiedade, que surgiu após Flaviana encontrar na prática de exercícios uma válvula de escape para ajudar com sua ansiedade.

Priscila Xavier: Buscar esse ideal de perfeição que vendem para nós pode ser perigoso e trazer efeitos contrários ao que propomos quando falamos de autocuidado. Então, eu queria que você falasse um pouquinho mais sobre os benefícios que o exercício físico traz que colaboram para o nosso autocuidado.

Flaviana Panta: Quando passamos por uma rotina de exercício físico semanal, o nosso cérebro é afetado diretamente, porque existem funções químicas que atuam com menos ou mais força. Quando nos movimentamos, a nossa frequência cardíaca aumenta, e a oxigenação age no cérebro trazendo essa sensação de bem-estar, esse cansaço que depois se transforma em relaxamento, e melhora a qualidade do nosso sono, a circulação sanguínea no geral, os níveis de serotonina e de endorfina. A partir daí, nossa autoestima é diretamente afetada porque você se olha de uma forma mais prazerosa, porque você está se cuidando, melhorando sua consciência corporal, vendo músculos onde você nem imaginava que tinha.

Os efeitos do exercício físico vão muito além da mudança que ele pode proporcionar no nosso corpo. Flaviana também destacou a ação reguladora do emocional que a prática possibilita, indo além da mensagem trazida pelos muitos influenciadores na internet.

* * *

Ficou a fim de escutar a entrevista na íntegra? Clica aqui pra conferir. Lembrando que o #TBT101 é uma coluna em que, toda quinta-feira, vamos relembrar entrevistas e programas massas e importantes que já rolaram na programação da rádio pública do Recife.

Todas as  entrevistas ficam disponíveis na sua plataforma de streaming favorita (SpotifyDeezerCastboxGoogle PodcastsAnchor ou Mixcloud, além do YouTube).


Compartilhe