ícone face twitter instagram

A questão Palestina em foco no Obriganza Experiência

06.11.20 - 07H19
Foto: Carta Capital

Foto: Carta Capital

Na noite de 9 de Novembro de 1938, a Alemanha Nazista incentiva um ataque programado aos judeus que resulta na destruição de lojas, casas e sinagogas da comunidade semita pelas milícias da SA e civis radicais. Conhecida como a Noite dos Cristais, o ataque disseminou a onda de ódio que culminou com o Holocausto Judeu na Segunda Guerra Mundial. Para discutir a situação da Palestina hoje em dia e a relação do atual governo com os palestinos, o Obriganza Experiência deste domingo (8), convida o jornalista e ativista da Aliança Palestina, André Frej, que refletirá sobre os desdobramentos contemporâneos da tragédia, como a ocupação Sionista na Palestina e os rumos da política escolhida pelos brasileiros ao apoiar o desgoverno fascista do falso Messias. Para ilustrar sonoramente o programa, que começa às 19h, será tocado, na íntegra, o álbum "Kristallnacht", de John Zorn.

No sábado (07), às 08h, a Rádio Matraquinha vai mostrar que Meditação é coisa de criança sim! Foi preparada uma playlist incrível, dicas, entrevista e muitas informações, para ajudar grandes e pequenos a embarcar na onda da meditação. Ainda vai ter o Cordel para Meditar – Um Voo sobre o Mar, uma meditação guiada e cheia de poesia feita pela nossa matraca Mari Bigio. Às 9h15, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio vai abordar o tema "Fala e Comunicação na Infância: a comunicação das crianças". No Papo do Dia, haverá uma conversa com a fonoaudióloga, Lorena Maia, que trabalha com a voz e a linguagem de crianças e adolescentes. Ela vem esclarecer mitos relacionados à voz das crianças e como identificar os possíveis problemas na fala dos pequenos. No quadro “Telefone com fio”, a psicóloga comportamental, Sandra Ory, vem complementar as informações para deixar os pais atentos aos sentimentos das crianças, que podem causar timidez na hora de falar ou se expressar. E “Na Onda do Artista” recebe a querida roqueira Cacau e a Banda Mini Rock, que falam sobre o surgimento da banda e sobre o objetivo de fazer rock de qualidade para as crianças, sendo um estilo que ajuda bastante a soltar a voz. 


Às 10h, o Conexão Eficiente conversa com Tabata Contri, do @talentoincluir, sobre mercado de trabalho e pessoa com deficiência. Logo após, às 11h, o Laboratório FM recebe o professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco, Tomás Lapa, que fala sobre planejamento urbano e o conceito de cidades inteligentes, com suas várias possibilidades de aplicações para a cidade do Recife, além de refletir sobre a necessidade de se estimular na população o cuidado com o patrimônio cultural e de se preservar a memória da cidade, para uma convivência mais harmônica e democrática. 

Ao meio dia tem Hora do Close. Os apresentadores Anderson Barretto e Mariana Menezes conversam sobre Pink Money e trazem casos em que empresas voltaram os olhos para o dinheiro rosa, com curiosidades e participação de Edu Gonçalves, criador de conteúdo digital. No quadro ‘Dicionário Pajubá’, explicam o significado do termo “Bee”. E no ‘Momento Diva’ contam a trajetória da funkeira Pepita. Às 13h, o Sala de Cinema fala sobre som direto, edição de som e a importância da área para o cinema, em uma entrevista com Catharine Pimentel, formada em cinema pela UFPE e jornalismo pela UNICAP, com trabalhos em diversos longas e curtas pernambucanos. Às 13h30, o Histórias do Velho Oeste traz os depoimentos de Ivone da Cunha e seu filho Ivaldo da Cunha, moradores do bairro da Iputinga, sobre a enchente de 1975, no Recife, uma das piores enchentes da sua história. A cidade ficou totalmente alagada, com 80% da área habitada embaixo das águas, faleceram 107 pessoas e mais de 350 mil ficaram desalojadas. A avenida Caxangá se converteu num rio, com 4 metros de profundidade. Como se isto fosse pouco, alguns dias após a enchente circulou o maior boato em linha reta da América Latina: “a barragem de Tapacurá estourou”. 

Às 14h tem Quarta Parede, que conversa com Elias Mouret, diretor de teatro, iluminador cênico, produtor cultural e professor. Acompanhado do verbete Deux Ex Machina, Eliaas fala sobre sua experiência e reflete sobre a relação entre os aspectos técnicos e artísticos na construção criativa, fala sobre essa diferenciação e suas consequências nas artes da cena. Às 15h, o Aldeias e Quilombos aborda a lei 7716, de 1989, que passou a considerar o racismo como crime. A lei pune os preconceitos ou discriminação relacionados a cor, raça, etnia, religião ou origem. Porém mesmo com este aparato legal, o que observamos é que as populações indígenas, negras, quilombolas e periféricas continuam sendo vítimas de racismo e discriminação pela sociedade, pelas instituições e pelo próprio estado. Esta edição do Aldeias e Quilombos vem dialogar sobre como o direito pode contribuir no enfrentamento ao racismo contra negros e indígenas. Às 16h, o Reggae pelo Reggae traz uma entrevista com José Mário Austregésilo, grande conhecedor da cultura reggae e idealizador do programa Hoje é dia de Reggae. Às 17h, o Obá Kosò traz o Cinema e Narrativas Negras. O programa vai abordar a disputa de narrativas e como o cinema negro é importante para o combate do racismo religioso numa conversa com o educador, fotógrafo e realizador audiovisual, Rennan Peixe.

À noite, 20h, o Oxente, Afrodite está engajado na campanha Novembro Azul, falando sobre a prevenção ao câncer de próstata, que acomete 50% dos homens a partir dos 45 anos de idade, podendo ser fatal, inclusive, para homens cujos parentes foram diagnosticados com a doença. Adriana Pax e Maria do Céu conversam com o médico urologista, Jarys Borges, sobre tudo o que envolve esta parte do corpo masculino que merece especial atenção. E às 22h, o Techtrônica entrevista Lilit, artista audiovisual, DJ e produtora cultural, que fala sobre a sua atuação na cena local de música eletrônica, como também traz uma seleção musical que passeia por suas influências e referências sonoras.

Domingo (08), às 8h, o Frequência Natural fala sobre um inseto que tem uma grande importância para a manutenção da vida no planeta: as abelhas. O programa faz uma viagem pelo mundo das abelhas, sua organização social e explica por que esses insetos tão ameaçados pela mudança climática, desflorestamento e pelo uso indiscriminado de veneno foram considerados como seres vivos insubstituíveis. Às 9h, o Lab 101 apresenta o episódio "Ativismos pelo uso medicinal da cannabis" em que as produtoras do podcast Observantropologia contaram com a presença de Margarete Brito, uma das fundadoras e diretora da APEPI - Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal, e também de Clordana Aquino, mestranda do PPGA da UFPB. 

Das 10h ao meio-dia o Batucada traz Fundo De Quintal, Alcione Martinho da Vila e Elza Soares. No Autoral Pernambucano tem Selma do Samba, Grupo TS, Sambstar e Taiguara Borges. Às 12h, o Las Colores traz uma conversa sobre transmasculinadades negras com Bruno Santana, professor licenciado em Educação Física, pesquisador, poeta, nordestino e transativista negro. Às 15h, no Sr. Cinema, o ator e produtor cultural Márcio Fecher fala sobre sua trajetória artística e sobre a arte da interpretação nas diversas linguagens artísticas: teatro, cinema e televisão. Logo após, às 16h, o Volta ao Mundo desembarca na Itália, mostrando toda a musicalidade desse país. Às 17h, no Pedrada, o músico pernambucano Arquétipo Rafa, convidado especial do programa, é entrevistado e faz um pocket show exclusivo. Se soma ao debate o pesquisador Lucas Pedrosa, que fala sobre o mais novo single de Rafa, Surfista de Boi, e a relação da canção com as trilhas sonoras de jogos. 

À noite, começando às 19h, tem Obriganza Experiência. Às 20h, o Pesado apresenta a primeira parte do especial sobre os lançamentos pesados em 2020 no estado. Nesta edição, você escuta Lulu Batera, Hellrastru, Hanagorik, Pandemmy, Infectos, Cangaço,  Odiosa, De Cujos, O Cão, Demön Haunt, Pagan Spirits e Empire Of Shadows. Às 21h, o Audio Mundi faz uma viagem pelo Soul, Funk e R&B vindos da Austrália; pela Salsa e o Afrofuturismo vindos de Cuba; pelas misturas étnicas e pelo Acid House Francês e aterrisamos da nossa viagem com o jazz made in México. E às 22h, o Outra Fita - Vidas Sonoras entrevista Monteiro - técnico de som encarregado do Teatro Riomar e com vasto leque de atuação em shows e estúdio, numa conversa sobre o universo do som ao vivo, com muitas dicas e referências para quem gosta e trabalha com áudio.


Compartilhe