ícone face twitter instagram

Mulher na Caneca comemora 4 anos no ar!

22.07.22 - 11H00
Mulher na Caneca

Inamára Melo, Clareana Arôxa e Cláudia Parente, apresentadoras do Mulher na Caneca (Foto: Andréa Rêgo Barros | Arquivo PCR)


Por Beatriz Guglielmelli
 

Sob o comando das jornalistas Clareana Arôxa e Inamára Melo, todas as sextas-feiras, o Mulher na Caneca traz entrevistas, debates, músicas e análise das principais notícias sob uma perspectiva feminista para a Faixa Mulher da rádio pública do Recife.

Clareana Arôxa comenta: "Eu acho que o Mulher na Caneca é uma reafirmação que a Frei Caneca faz da importância da comunicação pública ao promover direitos. Então, a gente está o tempo todo ali no programa trazendo informação de qualidade, informação crítica, discussão sobre a realidade, sobre um recorte feminista que envolve as mulheres e que traz uma visão de sociedade mais compromissada com os direitos das minorias, das mulheres, dos LGBTs, das mulheres negras, dos homens negros. O programa é um espaço para vozes que não tiveram tanto acesso aos meios de comunicação, para que elas possam expor seus pontos de vista.” 

Em comemoração aos 4 anos no ar, o programa chega com uma edição especial, que conta com a participação da jornalista Claudia Parente, da jornalista e produtora cultural Lenne Ferreira, da comunicadora popular, ativista cultural e mestra coquista Mãe Beth de Oxum e da ativista negra feminista e pesquisadora sobre violência politica de gênero e raça, Ingrid Farias.

A edição especial do Mulher na Caneca vai ao ar nesta sexta-feira (22), a partir do meio-dia.


PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA
Abrindo a programação do fim de semana, nesta sexta-feira (22), às 8h, o Programa Vitrola faz uma homenagem a Tito Madi. Tito é autor de sucessos como  “Chove lá fora”,  “Não diga não”,  'Cansei de ilusões”, entre outros. Seu canto e a obra refinada fizeram dele um nome mais para ser apreciado do que aplaudido, o que lhe valeu uma amarga falta de reconhecimento apesar do seu talento. Parte de sua trajetória artística e de sua obra são os motivos dessa audição do Programa Vitrola. 

Mais tarde, às 18h, o Audiomundi dá um giro na Ásia Ocidental e mostra a música de alguns países dessa região montando um panorama que vai do pioneirismo do maestro libanês Ihsan Al-Munzer ao rock ativista e visceral da cantora turca Gaye Su Akyol.

Às 21h, o Oxente, Afrodite! fala da pandemia de HIV e como está a situação no Brasil desde o primeiro caso ocorrido há 40 anos atrás. Para falar mais sobre o tema, o programa recebe o sociólogo e gestor hospitalar Acioli Neto. 

SÁBADO
Neste sábado (23), às 8h, o Vozes Inclusivas conversa sobre inclusão, acessibilidade, direitos humanos e histórias vitoriosas de pessoas com deficiência.

Na sequência, às 9h, tem Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio. Neste sábado, o programa está cheio de pedidos musicais super especiais, com os estilos e ritmos que a meninada curte por aí. O quadro “Na Onda da História” recebe Batuquinho, menino que se encanta com instrumentos musicais de percussão e descobre que o ritmo está em tudo, em todos os estilos, do samba ao afoxé. No quadro “Na Onda da Brincadeira” o ouvinte confere como fazer um instrumento musical de percussão fina. E no quadro “Na Onda do Artista” tem um convidado pra lá de especial, integrante de um grupo musical recifense que a garotada tem curtido bastante. É o produtor e guitarrista da banda Cartada, que traz em seu repertório canções para toda família curtir juntinha e dançar.

Às 10h30, o É conversa para criança, sim! fala sobre Machismo e Feminismo,  com o objetivo de desfazer algumas confusões que as crianças fazem quando conhecem esses termos como dois conceitos opostos. Na música tem a presença de MC Soffia, com Brincadeira de Menina, Gaby Amarantos com Mulher de Verdade, e uma paródia do conhecido samba "Amélia"de Ataulfo Alves.

Às 12h, o Hora do Close conversa sobre LGBTI+ de matrizes africanas e o preconceito. No quadro Dicionário Pajubá, tem a explicação do significado da palavra “Lash”. Já no quadro Cine Fechação, tem a indicação do filme  “Bixa Travesty”. E no Dá Teu Close tem um recado de Karine Pessanha.  Ainda tem muita música ao som de Luísa Sonza, Mart'nália e Quebrada Queer.

Nesta sexta, Manoel Constantino comanda mais uma edição do Papo de Artista, às 14h, e conversa com a poetisa, recitadora e produtora Lenemar Santos. 

Às 15h, o Andei Meio Mundo faz sua 16ª viagem com destino a Nicarágua em busca de sua história, cultura e música. No quadro Mundinho Latino tem notícias e músicas em dose dupla de Julieta Venegas, Daniel Drexler, Tiago PZK e Emília. E ainda tem os TOP 3 das músicas que estão no topo dos charts nicaraguenses.

Mais tarde, às 19h, o Forropodó presta uma homenagem a Berg Rabelo, eternizado por passagens em bandas como Calcinha Preta e Caviar com Rapadura. Afastado dos palcos há 10 anos, o legado do cantor não foi esquecido pelo público e será relembrado através de fatos e de músicas. O episódio traz, também, mais uma edição especial do “Forró da Minha Vida”, gravado com os fãs de Joelma durante um show da turnê “Isso é Calypso”.

DOMINGO
Neste domingo (24), às 8h, o Frequência Natural fala sobre a importância e os benefícios de cultivar hortas em casa e de ter sempre disponível alimentos frescos, naturais e saudáveis. um papo com duas mulheres que vão contar suas experiências no cultivo de alimentos em pequenos espaços.

Em seguida, às 9h, o Lab 101 apresenta o Rádio documentário Mulheres Negras na Literatura. Uma produção de Mayara Amâncio para a disciplina de Produção e Edição em Radiojornalismo, do curso de Jornalismo da UNICAP. 

Às 10h, no Batucada, tem uma homenagem ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha com Carolina Maria de Jesus. Na seleção musical, tem ainda Liniker, Elza Soares, Ivone Lara, Cesária Évora e muito mais!

Ao Meio-dia o Tabaquice Nossa fala sobre a representatividade trans nas artes. A equipe traz o tema de forma politizada e busca caminhos mais plurais de se fazer arte. O tema também mostra exemplos de pessoas que prosperaram.

Às 15h, O Som da Liberdade faz mais uma vez as malas com destino à ilha socialista: Cuba. O homenageado deste episódio é o cantor Silvio Rodriguez. Apesar de algumas composições roqueiras, ele é conhecido como o “novo trovador”. Ao longo desta edição, o ouvinte confere entrevista com o embaixador cubano Pedro Muñoz, que atua no Consulado Geral de São Paulo. Pedro explica a relação entre a trova tradicional e a nova trova e também fala sobre o papel da cultura em Cuba.

Já às 19h, o Obriganza Experiência recebe ET Tchubinhas que traz na bagagem 3 discos de outros planetas, mas vai deixar a surpresa pra quando você escutar o programa e dar aquela lombrada dominical!

Às 20h, o PEsado - Lapada para todos os gostos fala de uma das mais ativas bandas da nova geração da música pesada pernambucana: Odiosa! A equipe conversa com a vocalista Luísa Cunha e o baixista Chico sobre a história e os planos para o futuro do quarteto.

Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito!


Compartilhe