ícone face twitter instagram

A história da música eletrônica em foco com a estreia do Techtrônica

11.09.20 - 15H50
mulher

A pessoa da foto é Suzanne Ciani, ela está em seu estúdio, diante do sintetizador Buchla. Instrumento que ela usava para compor suas músicas.

Neste sábado (12) o programa Techtrônica estreia na programação da Frei Caneca FM, remontando à história da música eletrônica e ressaltando a importante participação das mulheres no desenvolvimento de criações tecnológicas que influenciaram e transformaram a estética sonora ao longo do tempo. 


A primeira edição vai refazer os primeiros passos do estilo, passando por suas origens, apresentando referências históricas que marcaram a consolidação desse gênero musical e trazendo uma tracklist que reconta toda essa história através da música, às 22h.

 

SÁBADO

A programação começa às 7h, com o Frequência Natural, que traz como temática “Água um direito de todos e todas!”, debatendo sobre como a relação com a água se dá no clima semiárido e nas áreas urbanas. Às 9h15, a Música na Escola é o tema do programa Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, que vai falar da importância do contato das crianças com a música método de ensino no ambiente escolar. Às 10h, o Conexão Eficiente entrevista Leandrinha Du Arte e aborda o tema acessibilidade para além da rampa e corrimão. O programa Laboratório FM recebe, às 11h, o geólogo e pesquisador da UFRJ, Adriano Sampaio, que fala sobre as características, pressupostos e relações interdisciplinares que envolvem a ciência da geologia. Ao meio dia, na Hora do Close, os apresentadores Anderson Barretto e Mariana Menezes debatem o preconceito no ambiente de trabalho.

 

O programa Histórias do Velho Oeste, 13h30, conta a história do Arruado do Engenho Velho, uma comunidade com 150 anos de existência, com depoimentos de pessoas ligadas à área. Às 15h, abrindo a Faixa Preta, o Aldeias e Quilombos discute como a questão da titulação dos territórios quilombolas é um processo complexo. Logo depois, às 16h, tem Reggae pelo Reggae, que traz uma entrevista com a DJ Rasta Flávia e a estreia da coluna Jamboree Jamaica, que faz uma viagem pelos ritmos jamaicanos. Às 17h, Mãe Lu de Yemanjá do Terreiro Ilê Axé Orixalá Talabí é a entrevistada do programa Obá Kosò, fala sobre Ibejis e Proteção das crianças.
 

A noite tem o Que Braba!, às 19h, abordando o tema Danças urbanas como práticas de resistência. A entrevista é com a B-Girl Duda Serafim e a Drag queen e dançarina de Vogue, Meidinha. Às 20h, a Parada da Diversidade 2020 é o tema do Oxente, Afrodite! O programa vai dar todos os detalhes sobre como será a manifestação durante a pandemia e entrevista Benedito Medrado, doutor em psicologia social pela PUC-SP, pós-doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona, professor de psicologia da UFPE e integrante da organização da Parada da Diversidade de Pernambuco. Às 22h estreia o Techtrônica. E fechando a noite de sábado, às 23h, tem mais um Paredaum, trazendo o som de MC Carol, Tati Quebra Barraco, Ava Rocha, Tati Zaqui, Daddy Yankee, Gloria Groove, Urias, Danny Bond, Luisa Sonza, Baiana System e Attoxxa.

DOMINGO

No domingo (13), às 9h, o programa Lab 101 continua falando sobre Saúde Mental pela Arte. Desta vez, o foco é como cinema e literatura podem beneficiar a saúde mental. Logo depois, às 10h, o programa Batucada faz uma homenagem para os sambas de Simone. Ao meio dia, o Las Colores conversa com Thiago Amparo, advogado e professor de políticas de diversidade da FGV/SP, sobre direitos humanos e cidadania LGBTQI+.

 

O programa Obriganza Experiência fala, às 19h, sobre a cena nortista brasileira, mais precisamente de Rondônia através do mentor do selo Desmanche, Ramon Alves. Às 20h, os fãs do Metal vão conferir, no programa Pesado, uma entrevista com Lord Vlad e Danilo Coimbra, da banda baiana Malefactor, que falam sobre as conexões entre as cenas da Bahia e de Pernambuco, além de uma retrospectiva da carreira do grupo de Salvador, formado em 1991. E às 21h, o Audio Mundi fala sobre alguns dos filmes participantes do Festival In-Edit de documentários musicais. 

 

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife e região metropolitana e pelo nosso site de qualquer lugar do mundo..

 


Compartilhe