ícone face twitter instagram

Faixa mulher da 101.5 FM com representante do rap pernambucano

24.04.23 - 07H08
a cantora Bione

Bione, rapper recifense. (Foto: André Sidarta)


Por Cadu Silva

Rap, discurso rítmico de versos e poesias, que constitui um dos cincos pilares do Hip-Hop, e tem como eixo central refletir sobre o as vivências do cotidiano, no social e político. Quem disse que só homem pode fazer rap? Quem foi que disse que esse papo não é coisa de mulher? Seja mulher, seja preta, seja artista, o rap é a voz é uma das vozes que ecoam pelas periferias, que pedem licença para passar e ganhar seu espaço no cenário pernambucano. 

Nesta semana, Bione, natural da cidade do Recife e considerada, hoje, como uma das principais vozes na tradução do rap em Pernambuco, estará presente em dose dupla na Faixa Mulher da Frei Caneca FM, exibindo para os ouvintes sua história de vida, a luta contra os discursos machistas e racistas, e o lançamento do seu álbum “Ego”, no qual a cantautora transpõe a ressignificação do gênero de canções romantizadas, com uma pegadas invertida, falando sobre amores não correspondidos, vingança, dor da separação e muito mais. 

SEGUNDA-FEIRA
A semana na rádio pública começa cedo. A partir das 8h entra no ar o programa Pernambuco embaixo dos Pés, que nesta semana traz como foco o samba de coco do interior do Estado, em Arcoverde. Na edição, o ouvinte entende como surgiu o coco, sua força e a forte influência desse ritmo na cultura no estado, através da entrevista com José Paes de Lira (Lirinha), poeta, compositor e vocalista da banda Cordel do Fogo Encantado. 

Logo após, tem Alex Carvalho apresentando o BR-101.5, que traz música, informação e entrevistas com diversas personalidades da cena cultural brasileira. Para participar do programa, basta enviar uma mensagem no whatsapp (81) 99488-6842. Em sequência, ao meio-dia e de segunda a sexta, o Calor da Rua entra no ar para te deixar bem informado sobre tudo que acontece na cidade do Recife e arredores. A entrevista de segunda (24) é com o professor Lúcio de Costa Andrade sobre o Dia Nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), celebrado anualmente em 24 de abril.

Abrindo a Faixa Mulher, às 14h, Priscila Xavier entra em cena apresentando o TPM - Tempo Pra Mim, com dicas de autocuidado e bem estar. A convidada desta semana é a taróloga e artista multilinguagem Michele Saints; em pauta a tecnologia do sonhar. Às 17h, Janaína Serra chega com beleza e leveza na declamação de poesias no ao vivo, e também com muita música no Relicário. Para interagir, sugerir textos e dizer o que você acomodaria em seu Relicário, é só enviar mensagem no Whatsapp (81) 99249-2199. Às 18h, é a vez do historiador da MPB, Jairo Severino, falar sobre sua trajetória, de seus artistas preferidos, da rádio e da obra de outros colegas de profissão no programa Vitrola.

TERÇA-FEIRA
A poesia de Ricardo Cabano e a música da cantora e compositora Maeve são pautas do programa VdeVoz, às 8h. Na hora do almoço, ao meio-dia, Luizy Silva te convida para estar com ela no Calor da Rua, que debate sobre a Semana Estadual de Conciliação do TJPE - Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco com o Coordenador Geral Adjunto do Núcleo de Conciliação do TJPE, o juiz de direito José Alberto de Barros Freitas Filho. Às 14h, tem mais Faixa Mulher com o Mamas, Minas e Manas, na voz de Janaína Serra, colocando a maternidade em pauta nas ondas da rádio pública do Recife.

QUARTA-FEIRA
Neste episódio do Cantos e Versos, a partir das 8h, a audiência ouve as músicas da pernambucana da cidade de Sertânia, Cristina Amaral, além das declamações de causos e repetentes de cordéis do poeta Ismael Gaião. Pela Faixa Mulher desta quinta (27), às 14h, quem entra no ar pelas ondas da 101.5 FM é o DDD - Detalhes do Disco Delas, que tem entrevista inédita com uma cantautora que gosta mesmo de interpretar e encontrar canções que dialoguem com sua verdade: Bione. A jovem rapper traz para o cenário musical o álbum EGO, falando sobre vingança, amor, dissabor, da dor da separação e um amor não correspondido.

No Recife Lo-Fi, às 18h, tem playlist exclusiva com lançamentos, novidades e sons de artistas consagrados da cena musical pernambucana, como Bardi, Zendo feat. Jade, SE7EPALHA, Matalanamão, Adalberto e muito mais.

QUINTA-FEIRA
A viagem desta semana do Pernambuco em Revista, a partir das 8h, segue uma versão não cronológica no espaço tempo de obras pernambucanas, partindo das pesquisas de Mário de Andrade até as produções mais contemporâneas. 

Falando sobre divas da música, o programa da Faixa MulherMulheres que Cantam pra Jah, às 14h, apresenta as histórias e produções de Beyoncé, artista negra da cena pop estadunidense, acostumada a quebrar recordes, sendo a primeira mulher a conquistar seis Grammys em única edição; Lauryn Hill, cantora, compositora e atriz, mundialmente conhecida por lançar importantes discos para o rap mundial; Negra Li, Natural de São Paulo, cantora, compositora e atriz brasileira, é considera como principal nome feminino do rap nacional; e Bione, essa multiartista pernambucana da Zona Oeste do Recife, que começou a ganhar destaque na música e está se consolidando como um dos principais nomes do rap em Pernambuco.

Todas as produções podem ser conferidas pela 101.5 FM no Recife ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe