ícone face twitter instagram

Crítica teatral, debates e muita música no fim de semana da 101.5

19.02.21 - 10H47
À direita, Lorenna Rocha, ao lado, Rodrigo Dourado.

Lorenna Rocha e Rodrigo Dourado ministram oficina de crítica teatral gratuita

Por Kauana Portugal

O Quarta Parede deste sábado (20) recebe, a partir das 14h, a crítica de cinema e teatro Lorenna Rocha e o professor de teatro Rodrigo Dourado. Durante a conversa, os convidados falam sobre o campo da crítica teatral em Recife, com destaque para as iniciativas de formação e multiplicação de olhares nesse fazer. 

Lorenna e Rodrigo também comentam sobre as inscrições para a segunda edição da Oficina Crítica Teatral, ministrada por ambos e realizada de maneira remota, com incentivos da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Fundarpe e Lei Aldir Blanc. Os encontros, que acontecerão entre fevereiro e março, pretendem fomentar a criação de espaços de debates sobre os teatros online e os arquivos audiovisuais de teatro, tensionando visões eurocêntricas, brancas e classistas em torno das artes cênicas e do próprio exercício crítico.

SEXTA-FEIRA

No Mulher na Caneca desta sexta (19), ao meio-dia, o ouvinte confere uma conversa sobre o desmonte das políticas públicas voltadas para o público LGBTQIA+, com a psicóloga Julia Bueno e o psicólogo Catel. Além da falta de investimentos governamentais, vários direitos estão sendo ameaçados e precisam, mais do que nunca, serem visibilizados. O bate-papo gira em torno de empoderamento, direitos, transfeminismo, formas de resistência e ações que estão sendo executadas pelo movimento.

SÁBADO

A programação do sábado (20) começa logo cedo, às 7h45, com a Rádio Matraquinha. Nesta edição, o ouvinte conhece mais sobre os Orixás e suas histórias, além de ouvir músicas belíssimas e bater um papo com a Contadora de Histórias, Kemla Batista, do Caçando Estórias. Kemla também fala sobre seu novo projeto, a Casa do Ofá, a primeira casa de educação antirracista de Pernambuco, e conta a lenda Do Poder do Tamborzinho de Ibeji. Na agenda do Corujices, o programa faz uma homenagem ao querido Guitinho da Xambá, do Coco Bongar, e a toda a Nação Xambá.

Às 8h45, a Rádio Além da Lenda desvenda a lenda do Vaqueiro Misterioso, e sua intrigante versão modernizada. Como convidada, Ângela Paiva, que é professora, cordelista, escritora e que trabalha o folclore em sala de aula, sempre promovendo eventos culturais para instigar seus alunos. 

Às 13h30, o Histórias do Velho Oeste, em seu programa final, apresenta a trajetória da Rádio Comunitária Aconchego. O espaço de comunicação livre e popular fincado nos bairros de Roda de Fogo, Sítio das Palmeiras e Engenho do Meio, tem sua história contada por meio de fragmentos de lembranças das pessoas que fortalecem este meio de comunicação comunitária.

À noite, a partir das 22h, o Techtrônica faz um passeio pela POP Music, trazendo artistas que representam esse estilo musical e mergulham nas sonoridades eletrônicas, mesclando a forma musical propagada pelo Pop com elementos sonoros eletrônicos.

DOMINGO

No domingo (21), o Lab 101 começa às 9h e aborda a questão da mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife, apresentando a série de reportagens especiais Zero KM: Uma Cidade Quase Parada. O projeto foi produzido por João Lucas Guilherme e Monique Calado como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da Uninabuco Recife.

Mais tarde, às 10h,  o Batucada homenageia Clementino Rodrigues, mais conhecido pelo apelido de Riachão. Reconhecido sambista da velha guarda, o cantor tem sucessos como Vá morar com o diabo, Parabéns, Retrato da Bahia e Cada macaco no seu galho, presentes nesta edição do Batucada. No “autoral pernambucano”, sons de Pouca Chinfra, Dinah Santos, Selma do Samba e Clima Tropical. O ouvinte curte ainda Originais do Samba, Elza Soares, Reduto do Samba, Arlindo Cruz, João Nogueira, Beth Carvalho e muito mais.

Mais tarde, às 15h, o Sr. Cinema convida a jornalista e cineasta Sandra Ribeiro, à frente da Aurora Filmes, Organização Não Governamental que completa 15 anos de existência em 2021, e que segue realizando cursos regulares sobre cinema.

Às 17h, o Pedrada recebe a cantora e multi-instrumentista Liv, que toca músicas exclusivas, fala sobre o processo de produção de seu primeiro álbum e relembra seus trabalhos já lançados. O programa recebe ainda Neris Rodrigues, que apresenta o Disco da Semana, e Fernandes, mostrando seu single recém-lançado, Norte.

O Outra Fita - Vidas Sonoras, às 23h, celebra o carnaval e o frevo, com o sociólogo, terapeuta e folião apaixonado, Milton Petruczok, que fala sobre a magia da folia e a importância da maior festa do mundo. Muita saudade, histórias e uma seleção de frevos para embalar a espera pelo próximo carnaval.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.

 


Compartilhe