ícone face twitter instagram

Balanço de 2018 reuniu ações da Frei Caneca FM

18.01.19 - 11H47
Reunião Aberta

Foto: Irandir Souza/PCR

Cerca de 30 representantes da sociedade civil e gestores públicos participaram da reunião de apresentação do balanço de 2018 da Frei Caneca FM, atividade aberta ao público que aconteceu na última quinta-feira (17). O encontro, parte do compromisso de transparência e participação firmado junto à sociedade civil, demonstrou as atividades relacionadas à gestão, estruturação, financiamento e programação da emissora pública ao longo do último ano.O balanço foi apresentado pela equipe de gestão da Frei Caneca FM, Camerino Neto, Maíra Brandão, Patrick Torquato e Priscila Xavier.
 
Relacionada à programação, foram apresentadas a cobertura do Carnaval 2018, a transmissão da final do Festival Nacional do Frevo, a curadoria do Palco Frei Caneca FM no Rec'n'Play e os programas especiais de Fim de Ano. Foram discutidas as ações formativas, como as oficinas promovidas durante o Rec’N’Play 2018 e os dois Seminários Fazendo Rádio, que abordaram questões como o consumo de rádio no Brasil, gestão, financiamento e programação de emissoras públicas. Foram apresentados também os cuidados administrativos que têm sido tomados para regulamentação dos processos da rádio, como a elaboração do estatuto, junto ao Grupo de Trabalho formado em 2018.

Em 2018, a Frei Caneca FM lançou três editais, dois no primeiro semestre, de Ocupação e Interprogramas, e um Edital Complementar no segundo semestre. Com os programas aprovados a partir destes processos seletivos, a rádio pública do Recife passará a ter 21 horas, por semana, de programação produzida pela sociedade civil.

A partir disso, o público sugeriu que fossem desenvolvidas práticas para resolver questões como a compreensão do edital e formas de ajudar os interessados a estruturar o projeto nos moldes de uma comunicação radiofônica. Entre essas sugestões estão, por exemplo, apresentações e oficinas para esclarecimento do edital - semelhante à já realizada no último ano -, orientação e capacitação da sociedade civil na construção dos projetos, tutorial gravado referente à construção de projetos para propostas de programas para rádio e construção de uma seção Perguntas Frequentes referentes aos editais.

Foram apresentados também os nove programas selecionados no Edital Complementar de Ocupação, que serão veiculados a partir de março deste ano. Entre eles estão o Audio Mundi; o Pagode, Futebol & Batucada;  o Caneca Boogie; o Interdependente; o Manguetronic e o Verde, Amarelo e Vermelho. Além disso, a fim de formar uma faixa inteira dedicada às mulheres, de segunda a sexta-feira vão ao ar os programas "’Vozes do Campo e da Cidade", "Mulher Faz Política Todo Dia" e "Mamas, Minas e Manas" junto a dois programas ao vivo produzidos pela própria Frei Caneca FM.


Compartilhe