ícone face twitter instagram

Dia Nacional do Choro é celebrado na Frei Caneca FM

21.04.22 - 19H21
Pixinguinha

Pixinguinha é homenageado neste fim de semana. Foto: Reprodução/Internet

Por Carlos Eduardo

Iniciando a sexta-feira (22) na 101.5 FM, o programa Vitrola, a partir das 8h, comemora o Dia Nacional do Choro, celebrado em 23 de abril, data de aniversário de Alfredo da Rocha Viana Júnior, o Pixinguinha. O repertório do dia fica a cargo das diversas músicas clássicas do choro em diferentes épocas, dentre elas "Carinhoso" de Pixinguinha, na voz de Orlando Silva.

O Mulher na Caneca, produzido e apresentado por Inamara Mélo e Clareana Arôxa, recebe Martihene Oliveira, mulher negra, jornalista e idealizadora do coletivo de Mídia Independente e Popular Sargento Perifa, e Maroca Cavalcante, integrante do Coquevideo e do Revelar.si - Coletivo de Fotógrafas do Coque. Ela também é produtora cultural e idealizadora do Potências Periféricas: Rodas de diálogos e Sarau na comunidade do Coque. A conversa é sobre os Coletivos de Mídia Independentes de Pernambuco, ao meio-dia, na Faixa Mulher

O último 19 de abril marcou, mais uma vez, um dia de resistência para os povos indígenas. Para falar sobre o tema, o Giro Nordeste recebe Felipe Tuxá, indígena do povo Tuxá Aldeia Mãe, em Rodelas, na Bahia, às 15h. Ele é cientista social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutor em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB). Também é professor no curso de Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e Membro da Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAÍ).

Encerrando o expediente da sexta-feira tem Relicário, às 17h, com Janaína Serra na apresentação e produção de Beatriz Guglielmelli.

Às 18h, o Audio Mundi entra no ar e aborda o Cyta Pop, um subgênero do pop japonês, que mistura diversos gêneros musicais, incluindo o jazz, o blue, o synthwave e o próprio pop, que atualmente, com o avanço da modernização musical no Japão, voltou a ser redescoberto e reeditado. 

O Universos Hip-hop desta semana apresenta uma mostra do que acontece na cena hip-hop do interior, a partir das 20h. A sexta-feira finaliza com o Oxente, Afrodite!, às 21h. O convidado é o médico urologista Felipe Tenório, especialista na sexualidade masculina, para falar sobre dados e subnotificações sobre casos de abuso sexual contra meninos e homens. O programa, além da entrevista, conta com quadro informativo, dicas e o inédito bloco musical DJ Pax.

SÁBADO
O sábado (23) inicia com o Vozes Inclusivas, às 8h, girando em torno do seguinte questionamento: Pessoa cega pedala bicicleta? Durante o programa, o ouvinte da 101.5 FM conhece os projetos Pedal Duplo acessível, do Recife, e Pedala Junto, do Rio de Janeiro. Além do assunto abordado, a produção conta com fala de entrevistados, vídeos com audiodescrição que recriam a experiência de caminhar pela cidade de Salvador, na Bahia, o quadro conexão inclusiva, música popular brasileira e notícias sobre inclusão e acessibilidade. 

A partir das 9h, abrindo a Faixa Infantil, tem Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, que fala sobre a importância de ensinar ciência para as crianças. Ilana Ventura recebe para o momento de entrevista com a meninada, o diretor do Espaço Ciência de Pernambuco, o professor e cientista Antonio Carlos Pavão. E a diversão não acaba por aí: os repórteres mirins Maria Clara e João Victor, no quadro “Na Onda da Brincadeira”, ensinam os coleguinhas a criar um disco de Newton, com materiais de casa. E no quadro “Na Onda do Artista” o programa recebe a banda Lelê, a vocalista Bia Medeiros, conversa sobre os shows animados e dançantes, além das músicas autorais e personagens animados.

Dando sequência a mais um episódio da temporada Elas por Elas, o programa Palavras no AR, às 10h, apresenta a história de uma mulher pernambucana que tinha fome de conhecimento, e através da ciência, nutria a mente de muitas pessoas. Junto à história, o ouvinte também acompanha música, recadinhos da La Ursa e bate aquele papo maroto com a nutróloga Sônia Lucena.

Já o É Conversa pra Criança, Sim!, a partir das 10h30, chama a criançada para conversar sobre os avós, quem são essas pessoas e a importância da relação com os netos para a sociedade. O programa ainda conta com a presença de Bruna Leite e Elusabeth Junqueira, traz uma sugestão de leitura (o livro “Foi vovó que disse", de autoria do indígena Daniel Munduruku), e o quadro musical, onde as canções mostram o quanto os avôs e as avós são diferentes uns dos outros.

A Hora do Close deste fim de smeana fala sobre causas LGBTQI+ na publicidade e o propósito das marcas, ao meio-dia. Além disso, o ouvinte também acompanha os quadros Dicionário Pajubá, Cine Fechado, Dá Teu Close e o Super Close. O Andei Meio Mundo, às 15h, viaja para a Bolívia, em busca da história, cultura e das músicas do país.

E no episódio de estreia da nova temporada nas ondas da rádio pública do Recife, o Reggae pelo Reggae convida o ouvinte a embarcar numa viagem ao universo da música jamaicana, apresentando uma entrevista com Ewerson Selector, seletor de Recife. Em pauta, a cultura sound system, a partir das 16h.

Finalizando as produções da sociedade civil no sábado, o Forropodó chega às 19h e celebra o legado do Forró real no “Forrólista”, onde será relembrada a trajetória das diversas cantoras femininas reveladas ou consagradas à frente da banda. No “Especial Versões”, a produção traz releituras do forró, na qual fizeram grande sucesso nacionalmente.  

DOMINGO
Abrindo as programações do domingo (24), o Frequência Natural, às 8h, recebe o rastafari, músico e arte educador Pedro Autuori, para uma conversa sobre Rastafári Agroecologia.

O Lab 101, às 9h, apresenta a Radionovela Picada de Ódio. A produção tem uma sequência de três episódios sobre como evitar as arboviroses e é resultado do projeto de extensão universitária Solte sua Voz: os invisíveis midiáticos, no curso de Comunicação Social da UFPE, Campus Agreste. No episódio um da trilogia, os ouvintes da 101.5 entendem o que são as arboviroses e recebem informações corretas de como evitar a Dengue, a Zika e a Chikungunya. 

Na sequência, às 10h, tem edição inédita do Batucada - porque o samba também é nosso! A homenagem do dia vai para o grupo Soweto, grupo responsável por lançar grandes sucessos como "Refém do Coração" e "Farol das Estrelas". Ainda no repertório do dia, tem Lucinha Guerra, Elis Regina, Ferrugem e Alcione, Originais do samba, Paulinho da Viola e muito mais.

Pousando diretamente no México, onde viveu a cantora Amparo Ochoa, o Som da Liberdade fala sobre um dos grandes nomes da Nova Canção, movimento que teve diferentes vozes, em vários países, mas que mostrou a forma de fazer música militante e alinhada a partir dos ensaios da população. Para ajudar nessa conversa, o programa conta com a presença do músico e professor Ricardo Pazello, às 15h.

Fechando a noite deste domingo tem mais uma edição do PEsado - Lapada para todos os gostos, que a partir das 20h, recebe o vocalista Leo Montana e o guitarrista Bruno Rodrigues da banda Infectos. Eles falam sobre as origens do grupo, sobre death metal, e as novidades para 2022.


Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe