ícone face twitter instagram

[Artigo] Disco da Semana: O Amadurecer dos Caramelows

01.04.19 - 11H58
Fotografia mostra integrantes do conjunto "Liniker e os Caramelows"reunidos trajando vestes vermelhas.

O quadro #DiscodaSemana, que entrou na programação do Revista Difusora no mês de março, traz a cada semana um novo disco como destaque. O quadro, que abre o programa, às 16h, de segunda a sexta, evidencia uma nova produção musical, tocando uma música do disco, a cada dia. Confira abaixo o texto de Patricktor4 sobre o Goela Abaixo, da banda Liniker e os Caramelows, que será ressaltado no quadro, ao longo desta semana:

Goela Abaixo, o segundo trabalho da banda Liniker e Os Caramelows é, sem dúvidas, o mais amadurecido de todos os projetos já apresentados ao público. Vindos de um longo ciclo de circulação internacional, que rendeu participações em importantes palcos, eventos e programas de rádio e TV pela Europa e América do Norte, a trupe do interior de São Paulo nos brinda com um álbum rico, diverso e plural, atualizando a soul music brasileira com timbragens sofisticadas, com letras que trazem temáticas contemporâneas, provocativas e ainda com arranjos convidativos que compartilham o protagonismo entre todos os membros do grupo.

Os Caramelows são a verdadeira representação de time, família, grupo, um coletivo de homens e mulheres que contribuem numa sinergia única enlaçando seus talentos e referências para dar cama à descomunal presença artística de sua cantora. Formada pelo baixista e arranjador Rafael Baroni, pelo guitarrista William Zaharanszki, pelo baterista Pericles Zuanon, a banda conta ainda com a maravilhosa voz e presença cênica de Renata Éssis, uma cantora com imensa potência e vigor. O grupo tem ainda a companhia luxuosa da percussionista Marja Lenski, dos teclados acertados de Fernando TRZ e do sax maroto de Eder Araújo.

Compartilhar a luz do sucesso, contornar a vaidade do protagonismo de vocalista e se manter nos holofotes do mercado musical depois de um surgimento meteórico, foram dos principais méritos desta banda surgida em 2015, na cidade de Araraquara. O boom causado pelo vídeo disponibilizado no Youtube projetou aquele corpo negro, de 20 anos, na maior potência musical brasileira dos anos seguintes. Poderia também ter atuado deslumbrando a ele e aos que o cercam, o que poderia ter ainda jogado tudo aquilo na espessa e intransponível lama do ostracismo.

É fundamental lembrar aqui o quanto é complexo e delicado desenvolver um trabalho musical coeso, consistente e interessante numa cidade do interior do Brasil, mesmo estando no Sudeste e a poucas horas da capital econômica do país, faltam estrutura, apoio e inclusive consciência do próprio público em contribuir com o fortalecimento e crescimento das pequenas bandas, cenas musicais e casas de show autoral. Como diria Luciano Matos, jornalista baiano, em seu zine “El Cabong”, impresso no fim da década de 1990: “Vá a shows, compre discos, apoie o pensamento independente”.

Neste novo álbum a banda passeia entre o blues, o soul-funk e flerta com outras tendências, chegando a lembrar sonoridades de nomes consagrados como Tim Maia, em sua fase Racional, e até mesmo o R&B jazzístico de Billie Holiday, vale ressaltar a delicadeza dos timbres de piano e synths.

Liniker é, sem dúvidas, um dos nomes mais impactantes da nova música brasileira. Com voz poderosa e ao mesmo tempo doce, a figura negra, forte e transgressora que traz uma verdade extrema em seu olhar e suas interpretações, transborda sensualidade beleza e elegância, conduzindo uma banda formada por outros sete talentosos músicos.

Goela Abaixo chega como um brinde à maturidade de todos estes detalhes que entrelaçam a figura de Liniker e o talento de sua banda. Um álbum excelente que os alça de um limbo estético entre a cena alternativa indie pop e uma sonoridade soul funk brasileira, colocando o grupo no hall da dita MPB, ao lado de nomes já consagrados e de outros jovens talentos que nos últimos anos conseguiram chegar a este seleto grupo de artistas que, com suas obras, transpassam gerações.

——————————————————————-

Posologia: Ouvir no maior volume possível a faixa "Boca". Sozinhx em casa, abra uma garrafa de vinho só pra vc e suas questões, organize num papel as melhores lembranças de alguém, relaxe na meia luz e na companhia da voz inconfundível de Liniker.
 


——————————————————————-

Patricktor4, é DJ e Gerente de programação da Frei Caneca FM.
 


Compartilhe