ícone face twitter instagram

Afoxé e despedidas marcam o domingo da rádio pública

25.12.20 - 09H09
Cerimônia para Oxalufã no Opô Afonjá, de Carybé.

Cerimônia para Oxalufã no Opô Afonjá, de Carybé.

Por Kauana Portugal

Para fechar com chave de ouro o final de semana natalino, o Outra Fita - Vidas Sonoras recebe Evelyn Carolina, cantora do Afoxé Òmó Ayrá. Durante a conversa, a artista compartilhou alguns recados importantes sobre seu processo de identidade através da arte, além de presentear o ouvinte da 101.5 com sua voz potente e cheia de axé. O programa vai ao ar no domingo (27), a partir das 22h.

No sábado (26), o dia começa com a programação especial da
Rádio Matraquinha, que invade as ondas sonoras a partir das 7h45. A playlist emocionante, dançante e festiva, promete não deixar ninguém parado. Além disso, o programa também encerra o ano com chave de ouro, com a participação da criançada para saudar o ano bom. Mais tarde, às 8h45, a Rádio Além da Lenda discute as semelhanças na maneira em que as lendas da origem do guaraná e da mandioca abordam questões como vida, morte e natureza. Ainda durante o programa, Leo D. Andrade, criador do mangá “A lenda de Bóia”, fala um pouco sobre sua série de fantasia inspirada em lendas indígenas.

Complementando a faixa infantil, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, começa às 9h15 em clima de despedida. Na última edição da temporada, Tia Ilana, Batuca e Tuquito lembram dos melhores momentos do programa, junto com as crianças e educadores do Centro de Educação Popular Mailde Araújo (CEPOMA), trazendo convidados e deixando mensagens de esperança para as crianças em 2021. A retrospectiva também vai abordar o protagonismo da criançada no Brasil diante da pandemia do coronavírus. Já no quadro “Papo do Dia”, a conversa é com as educadoras do CEPOMA, que refletiram sobre a experiência de produzir os programas durante a pandemia. Encerrando de maneira brilhante, o Maracatu Infantil “Nação Erê” dá o tom deste programa que vai deixar saudades.

Às 10h, o Conexão Eficiente convida o ator e estudante de serviço social, Pedro Fernandes, para um bate-papo com a jornalista Natália Rosa, sobre direitos e diversidade LGBTQIA+. Ao meio-dia, a última edição da Hora do Close vai ao ar, com os apresentadores Anderson Barretto e Mariana Menezes em uma conversa emocionante, relembrando a trajetória babadeira do programa. No quadro “Dicionário Pajubá”, explicam o significado das palavras “lontra” e “sugar daddy”.

A partir das 13h, no Sala de Cinema, o ouvinte confere a entrevista com Juliana Casanova, produtora cultural, realizadora, integrante da FEPEC - Federação Pernambucana de Cineclubes -, e idealizadora e coordenadora do cineclube Alumia. A edição da semana busca discutir a função social do cineclubismo, além de destacar sua importância para o cinema e audiovisual. Na sequência, às 13h30, o Histórias do Velho Oeste encerra 2020 com algumas das principais figuras e personagens que nos acompanharam durante este segundo semestre. Josenita Duda, Lenilson Braga, Seu Pedro, Dona Olívia, Loi da Banca e Josué estarão presentes neste episódio especial.

Ainda durante à tarde, às 14h, o Quarta Parede entrevista a artista da dança, produtora e militante da cultura, Janaina Santos, para contar um pouco de sua trajetória artística e política, e como tem sido o trabalho dela na pandemia, além de outros assuntos relacionados ao seu trabalho com a dança. Janaina é atuante na cidade de Igarassu, artista da dança, produtora cultural, militante da cultura e estuda pedagogia na Universidade Católica de Pernambuco. Às 15h, o Aldeias e Quilombos apresenta projetos e políticas de apoio a comunidades indígenas e quilombolas de Pernambuco. O programa, que chega ao final da temporada, conversou com Clarissa Marques, professora da Universidade Pernambuco (UPE), sobre o projeto Ser Quilombola, realizado em parceria com a Diretoria Regional de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União e com o grupo de pesquisa Movimentos Sociais e Espaço Urbano (MSEU), da UFPE, com atuação de alunos e alunas do curso de Direito. 

Em clima de saudade, o Obá Kòso finaliza sua estadia na rádio pública em um programa afetivo, que vai homenagear as lyás que estão no Orun, através da exibição de entrevistas e arquivos que captaram fragmentos destas memórias de amor e axé. O ouvinte também poderá conferir as músicas que compõem este Universo. No Que Braba!, às 19h, o assunto é Frevo, ritmo pernambucano reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Para conversar sobre o tema, a convidada é Lucélia Albuquerque, professora e passista do grupo Guerreiros do Passo. Às 22h, o Techtrônica apresenta o Dubstep, um gênero da música eletrônica que surgiu na cena underground londrina, mesclando estilos musicais como o Dub e 2-step, entre outras vertentes.

Já no domingo (27), às 8h, o Frequência Natural começa o dia discutindo a modalidade de pesca artesanal. O samba toma conta da 101.5 a partir das 10h, no tradicional Batucada, que traz Jovelina Pérola Negra, Arlindo Cruz, Teresa Cristina, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal e Roberta Sá para embalar a programação. No quadro “Autoral Pernambucano”, grandes nomes como Grupo Terra, Sambstar, Paulo Perdigão e Gerlane Lops. A homenagem fica por conta do samba engajado de Leci Brandão. No Las Colores, ao meio dia, um balanço das edições de 2020 veiculadas na Frei Caneca FM. Além disso, o programa faz uma retrospectiva de artistas latino-americanas que marcaram presença na seleção musical. 

Às 15h, o Sr. Cinema convida Bertrand Lira, Professor Doutor do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, para falar sobre cinema paraibano. Bertrand também dirigiu diversos documentários de curta, média e longa-metragem, premiados em festivais no Brasil e no exterior, entre eles o JVC Grand Prize, do 26º Tokyo Video Festival, e o Excellence Award, do JVC Tokyo Vídeo Festival de 2004. No Volta ao Mundo, às 16h, o ouvinte desembarca na Tailândia, país do Sudeste Asiático. O último Pedrada do ano, que vai ao ar às 17h, apresenta uma seleção especial de lançamentos de 2020. Junto às músicas, os artistas também deixaram mensagens de ano novo para os ouvintes do programa.

O Obriganza Experiência, às 19h, se despede da Ocupação da Rádio Frei Caneca em um programa recheado de memórias, celebrando as 24 edições das frequências mais alteradas e estranhas do universo. Neste domingo, lançamento pernambucano, distorção australiana, vanguarda japonesa e ruído russo se juntam ao mestre vindo diretamente do Planeta Lama: Daminhão Experiença. Às 20h, o Pesado faz uma retrospectiva com tudo o que aconteceu no programa durante o ano de 2020. A mudança na equipe, a pandemia e as adaptações feitas durante as gravações serão destaques. A edição também relembrou alguns convidados e bandas que passaram pela programação, como Jairo Guedz, The Troops Of Doom, Ge Vasconcelos, da banda Gangrena Gasosa e Ya Amaral, da banda Eskröta.

Em sua penúltima edição, às 21h, o Audio Mundi fala sobre as boas surpresas que o mundo da música trouxe durante este ano, para o bem da nossa saúde mental. O programa também apresenta artistas da Austrália, da Alemanha, da Finlândia e do Congo, além de outros expoentes da música internacional que lançaram discos em 2020.


Compartilhe