ícone face twitter instagram

A semana inicia com interprogramas novos e a sociedade civil no ar

22.05.22 - 19H33
José Maria

O professor José Maria é a voz dos novos interprogramas em parceria com o COMDIR. (Foto: Priscila Xavier)
 

Por Beatriz Guglielmelli

O mês de maio começou com uma nova parceria entre a Frei Caneca FM e o COMDIR, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife. Durante toda a programação - de domingo a domingo - os ouvintes conhecem temáticas relacionadas à pessoa idosa e como contribuir de forma efetiva com projetos e ações que buscam melhorar a qualidade de vida desse público. Sintoniza para ouvir os interprogramas pela 101.5 FM ou aqui pelo nosso site.

SOCIEDADE CIVIL
Abrindo a programação da semana, o Solta o Frei desta segunda-feira (23), chega com mais um episódio musical, desta vez com músicas que citam a bicicleta em algum trecho da letra.

A enorme quantidade de perfis fakes que disseminam ódio e desinformação deixa claro a necessidade de impor limites e punir judicialmente qualquer atitude que vá contra os direitos individuais e coletivos dos usuários. Em 2014, o governo brasileiro aprovou uma lei que tem como objetivo regulamentar e formular os princípios para o uso da internet no país. A Lei de N° 12.965, conhecida como Marco Civil da Internet, tem como principal finalidade estabelecer os princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil. Às 8h30, o Hackeando o IP discute desde o processo de tramitação até as formas de aplicação dessa Lei que elege os usuários enquanto protagonistas no contexto da inovação da sociedade em rede.

Às 9h, Gabriele Alves pilota o BR-101.5, conduzindo os ouvintes com música, informação e dicas culturais. Você pode participar enviando o seu pedido musical pelo Whatsapp (81) 99488-6842.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, Janaína Serra apresenta o Especial Mamas, Minas e Manas. O terceiro programa conta com a participação de Camila Almeida, Ana Cláudia Albuquerque e Raquel Santana, com o tema Mães de crianças neuroatípicas: vivências, descobertas e acolhimento.

Mais tarde, às 17h, Janaína Serra volta ao estúdio e apresenta o Relicário, programa semanal que se propõe a levar beleza e leveza ao seu fim de tarde, com música e poesia. Você pode interagir pelo Whatsapp (81) 98249-2199.  

Na sequência, às 18h, no Viajando na Música, a dupla nômade Babi Jaques e Lasserre segue numa rota pelo som das mulheres da música brasileira contemporânea. A viagem passa pelos estados do Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco, ouvindo Dona Onete, Canto Cego feat Babi Jaques, Clube das Exaustas, Mulamba feat Ekena, Joana Terra, Isabela Moraes, Ylana Queiroga, Talitha Acioly e Laís de Assis. No quadro "Recife, Meu Lugar" tem o som de Isadora Melo. E no quadro "Paradinha" a convidada é Mayara Pêra, que indica sons de mulheres da música. A pesquisa completa desse tema está em uma playlist no spotify e o público pode sugerir músicas para acrescentar. 

“Quem foi Cheikh Anta Diop?” Às 20h, na nossa Faixa Preta, o Diáspora, A Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes fala sobre um dos maiores intelectuais para o movimento negro com o escritor, historiador autodidata e editor da Editora Poder Afrikano, o difusor de conteúdo Maurício Silva.

Em seguida, às 20h30, no Afrossonora, a pesquisadora Nathalia Grilo conversa com Rafael de Queiroz sobre suas pesquisas em torno do ritmo africano. O ritmo pressupõe a música e está em tudo na África negra e suas diásporas, sendo percebido e captado desde o movimento do cosmos até a psiquê das pessoas negras e em suas tarefas cotidianas. O ritmo é cosmopercepção, espiritualidade, cura e tecnologia ancestral.

Em mais uma rodada de pesquisa e curadoria pelas plataformas de streaming, o programa Toca o Terror nesta semana, às 21h, indica filmes diversos que podem ser vistos pela internet. São desde produções da Netflix e HBOMax a filmes clássicos que podem ser vistos em serviços alternativos como a PlutoTv e Darkflix.

TERÇA
Nesta terça-feira (24), o Isto é Choro, meu bem! apresenta choros de músicos pernambucanos e nacionais, destacando a pianista Tia Amélia, que no dia 25/05 estaria completando 125 anos. No 2º, 3º e parte do 4º bloco, o programa entrevista o pianista capixaba Hércules Gomes, especialista na obra da pernambucana Amélia Brandão, Tia Amélia, onde fala de sua carreira artística e o seu trabalho sobre a obra de Tia Amélia. A entrevista é intercalada por músicas escolhidas pelo entrevistado.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, o Polifonia - Mulheres da Música entrevista a cantora e compositora Mônica Feijó. Aclamada pela crítica especializada desde o lançamento do seu primeiro disco independente, “Aurora 5365”, no ano 2000, ao longo da carreira, a artista gravou mais três álbuns: samba-sala, à vista e frevo para ouvir deitado. Mônica Feijó, que também é atriz, bailarina e locutora, morou e estudou no Rio de Janeiro nos anos 1980 e por lá, atuou no cinema, no teatro e na televisão. De volta ao Recife nos anos 1990, ela passou a ser considerada como uma das poucas representações femininas do Movimento Manguebeat, que levou a cena independente da música do Recife para o mundo. Neste encontro de humanidades e buscas, Mônica Feijó fala das suas trajetórias de vida, formação e carreira dedicadas à arte.

Em 40 anos da pandemia de Aids, o Brasil já foi referência na luta contra o HIV/Aids, mas tem visto seus números de infecção subirem, principalmente entre mulheres jovens negras em relações heterossexuais. Às 15h, o Pegando o Bigu passeia pela realização do Candlelight Memorial em Recife na semana anterior para atualizar os desafios e conquistas de quem vive e convive com HIV ou Aids.

Mais tarde, às 20h, tem Oba Kò So na Faixa Preta. Nesse programa, o ouvinte mergulha no universo de Xangô, Deus do Fogo e da Justiça. Sua saudação é Kaô, Kabiesilé. Às 21h, A Hora do Espelho discute como a sobrecarga de trabalho materno interfere na rotina e no pouco tempo para autocuidado de mulheres mães. Esta edição reflete sobre as possibilidades e limites da guarda compartilhada enquanto um caminho para que homens e mulheres possam experimentar uma rotina de cuidadores e conciliar com seus projetos pessoais, tempo criativo, saúde mental e melhor organização da rotina de trabalho.

QUARTA
Nesta quarta-feira (25), às 8h, tem Raízes do Fole. Nesta edição, o programa aborda como a chegada de imigrantes alemães e italianos somada às influências de uruguaios e argentinos criou um cenário com inúmeros ritmos diferentes que compõem a tradição gaúcha no uso das gaitas.

Às 18h, o Playlist Peixe Voador traz uma programação com o melhor da música pernambucana, oferecendo um espaço de destaque à Silvério Pessoa, Lenine, Duda Beat, Bia Marinho e Em canto e Poesia, Bizouro Verde e Tiné.

Às 20h, na nossa Faixa Preta, o Vozes de Cor passeia pela discografia do rapper Thiago Elniño. Natural de de Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro, Elniño vem ganhando destaque no cenário nacional com suas letras que abordam temas voltados para às religiões de matriz africana, desigualdades sociais, luta e união da população negra.

Às 21h, a Rádio Brumas entrevista Nouvelle Vie, projeto formado por Carll Lament, baixista e ex integrante do Das Projekt Der Krummen e pelo guitarrista Edu Krummen, junto a Dennis Monteiro, mentor de bandas como Day Are Nights, Segundo Inverno e 1983. O Projeto Nouvelle Vie tem como definição, o inusitado da música, transparecendo a leveza imponente de um ambiente e trazendo uma atmosfera daquilo que você pretende ver. No Bloco Retrô tem a história da Gang 90 e as Absurdettes, um grupo de rock brasileiro dos anos 1980, fundado pelo disc jockey e jornalista Júlio Barroso. Suas canções misturavam new wave com viagens beatnik, e ainda carregava batidas fortes e coro feminino, inspirado no grupo B-52s.

QUINTA
Na quinta-feira (26), no Gênero Cinematográfico, tem entrevista com a atriz e cantora Maria Ceiça, uma conversa proveitosa e prazerosa sobre a promissora jornada profissional da entrevistada e o mercado de trabalho para atrizes negras, além da importância de se defender as mulheres negras em qualquer circunstância, principalmente quando estiverem em situações de exposição ou vulnerabilidade. No quadro Super Expressiva, conhecemos a escritora, dramaturga e brincante do Cavalo Marinho Boi Pintado, Andala Quituche. O programa começa ao meio-dia, na Faixa Mulher.

Às 15h, o Almanaque da Aconchego recebe o estudante de jornalismo  e integrante do Coletivo Fruto de Favela, Daniel Paixão. O programa vai conhecer mais sobre a realidade da Favela do Jacaré, em Maranguape I, Paulista. Como bem enfatiza Daniel, o Fruto de Favela nasceu para  “combater essa hipervalorização que a mídia de massas dá para as periferias e combater de forma a mostrar as qualidades que as periferias possuem para realizar grandes mudanças territoriais”, afirma. Esse é um papo bem legal sobre as possibilidades que nascem da favela e do envolvimento dos/as jovens com educação, comunicação e tecnologia. A Toca do Saci vai trazer dicas de como ouvir a Rádio Comunitária Aconchego desde qualquer lugar do mundo. Um Baú bem exótico com a indicação do livro “9 anos registrando mulheres negras” das blogueiras negras, e músicas.

Às 20h, na Faixa Preta, o Aldeias e Quilombos fala sobre saúde mental. Os convidados desta semana são: De Edinaldo Rodrigues, psicólogo e indígena do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira, PE), integrante da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos e Psicólogas, a ABIPSI, Charlene Bandeira, psicóloga e liderança da comunidade quilombola de Macanudos, da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul e Thaynara Sipredí, psicóloga e indígena do povo Xerente, integrante da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos e Psicólogas, a ABIPSIi.

Ao longo da semana tem muito mais produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe