ícone face twitter instagram

Violência nas terras indígenas em pauta na FCFM

10.04.22 - 08H44
Foto: Sérgio Lima (Poder360)

Foto: Sérgio Lima (Poder360)

Por Beatriz Guglielmelli
 

Durante todo o mês de abril, as etnias indígenas organizam uma jornada de ações de mobilização conhecida como Abril Indígena. Em um especial sobre o tema, o programa Aldeias e Quilombos traz o debate sobre violência nas terras indígenas. 

O relatório do Conselho Indigenista Missionário, o CIMI, traz informações assustadoras sobre a violência nos territórios indígenas. A publicação “Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – Dados de 2020”, apresenta o retrato de um ano trágico para os povos originários no país. A grave crise sanitária provocada pela pandemia do coronavírus, ao contrário do que se poderia esperar, não impediu que grileiros, garimpeiros, madeireiros e outros invasores intensificassem ainda mais suas investidas sobre as terras indígenas. Além da pandemia da COVID-19, a situação está relacionada com a omissão do governo federal em estabelecer um plano coordenado de proteção às comunidades indígenas. 

Para conversar sobre o assunto, o Aldeias e Quilombos recebe Roberto Libgot, Coordenador do Conselho Indigenista Missionário de Porto Alegre, Cacica Maria Erineide, do povo Trukpa Tupã, de Paulo Afonso, Bahia e Marcivana Rodrigues Paiva, do povo Sateré Mawé, de Manaus, Coordenadora Geral da COPIME- Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno. 

O programa vai ao ar na quinta-feira (14), às 20h, na rádio pública do Recife.

SEGUNDA
Abrindo a programação da semana na manhã de segunda-feira (11), às 8h, o Solta o Frei vai ao ar ara jogar luz na cultura da velocidade, identificando as problemáticas e os danos que isso causa para nossa cidade, posicionando o Recife em uma das capitais mais violentas do mundo. Para falar sobre o assunto, o programa convida Roberta Soares, jornalista de mobilidade urbana do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).

Às 8h30, o Hackeando o IP fala sobre as eleições e fake news, trazendo como debate as possíveis ameaças com a disseminação de desinformação que enfrentaremos este ano. 

Na sequência, às 9h, Nathália Fernandes pilota o BR-101.5, conduzindo os ouvintes com música, informação e conexão. Você pode participar enviando o seu pedido musical no Whatsapp (81) 99488-6842.

Ao meio-dia tem Faixa Mulher e edição inédita do TPM - Tempo Pra Mim. O tema é Oráculo e autoconhecimento. Quem participa é Mayra Melo, designer gráfica de formação. Migrou para as artes oraculares e visuais em 2017, onde continua investigando os diversos simbolismos das imagens e sua função como ponte para construção de um diálogo ativo com o inconsciente. Atualmente trabalha com tarot, artes visuais e terapia floral.

Mais tarde, às 17h, com apresentação de Janaína Serra, o Relicário fala sobre beleza. Você pode interagir pelo Whatsapp (81) 98249-2199.   

Em seguida, às 18h, tem estreia na Frei Caneca FM. Aproveitando o início do ano novo astrológico, o Viajando na Música compartilha os sons de artistas brasileiros que têm influência, inspiração ou fazem referência a astrologia em suas canções. A convidada do quadro "Paradinha" é Mariana Candeias, do Instagram Maga.Astrológica, que chega para indicar sons e trocar uma ideia sobre o céu deste ano. E no quadro "Recife, Meu Lugar", o homenageado é Martins. 

Às 20h, o Diáspora, A Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes traz a história de Chico Rei a partir da pesquisa do artista, provocador cultural, ativista afrocentrado e membro fundador do Coletivo Outro Preto na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais.

Fechando a noite, às 21h, o Toca o Terror faz um apanhado de lançamentos e clássicos nos streamings para apresentar ao público do programa estas novas dicas. Dentre os destaques estão o novo longa da franquia “O Massacre da Serra Elétrica”, além de outros lançamentos como “Exorcismo Sagrado”, “Lamb” e “Possessor”.

TERÇA
Nesta terça-feira (12), o Isto é Choro, meu bem! apresenta choros de músicos pernambucanos e nacionais, destacando Pixinguinha com a primeira e a última músicas do programa para ressaltar o mês do seu nascimento, mês do Dia Nacional do Choro. No 2º e 3º blocos, o programa entrevista os músicos Danda do Sax e o flautista Fábio Santos sobre os seus trabalhos artísticos e a importância das bandas de músicas para suas formações na trajetória do Choro. As entrevistas são intercaladas por músicas escolhidas pelos entrevistados.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, o Polifonia - Mulheres da Música entrevista a cantora, compositora e produtora cultural Morena Rosa. Com dois álbuns independentes - Globalizado (2000) e Terra de Corais (2006), a artista que, desde a infância, sonhava em ser cantora, também levou a sua voz e a sua música para Moçambique e vários países da Europa. Com influências que vão da denominada MPB aos ritmos populares de Pernambuco, tais como a ciranda, o caboclinho e o coco, Morena prepara o seu novo álbum “Gonguê Mãe” que, segundo a artista, é uma homenagem à sua ancestralidade e raízes pernambucanas. 

Como cuidar dos nossos corpos e da nossa segurança digital? Às 15h, o Pegando o Bigu recebe Larissa Santiago, da Escola de Ativismo; Violeta Assumpção, Tecnotivista Independente; André Ramiro, do IP.Rec e Saci Pererê, Tecnoativista independente para bater um papo sobre tecnologia e cuidados digitais. 

A partir das 18h, o Radioshow convida o ouvinte a conhecer o som de Julio Nilo, escutar um registro da passagem de terno rei no Recife, viajar pelas experiências sonoras que Juçara Marçal e outras artistas brasileiras estão fazendo por aí e muito mais.

Mais tarde, às 20h, o Obá Ko sò mergulha no universo de Oxumaré, orixá  representado pelo arco-íris e a cobra. Senhor dos ciclos, da rotação, da translação e transformação. Arroboboi!

QUARTA
Às 8h, o Raízes do Fole mostra as mulheres que superaram os preconceitos e se firmaram como profissionais da música, tocando acordeão. A influência da atriz Adelaide Chiozzo sobre as artistas brasileiras e musicistas européias também fazem parte do episódio. 

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, o Mulheres na Frequência recebe Cláudia Aires, DJ e produtora, que traz muita música boa, além de bater um papo sobre a cena musical de Pernambuco e da Paraíba. Às 18h, o Playlist Peixe Voador  passeia pelo melhor da música pernambucana, oferecendo um espaço de destaque à Conde só Brega, Guma Comadre Fulozinha Diversitronica, Almério e Isadora Melo.

Às 21h, o Rádio Brumas entrevista Mateamargo, projeto musical de Júlia Amorim com vocal intimista, associado a guitarras e teclados atmosféricos envoltos de efeitos sonoros. Uma manifestação sonora intimista. O bloco Retrô fala da história da Smack, uma banda brasileira de pós-punk de São Paulo, formada em 1983 e caracterizada por sua instrumentação bruta e experimental fortemente influenciada por Gang Of Four, Talking Heads, Os Mutantes e The Jam, entre outros. 

QUINTA
Às 20h, na Faixa Preta da Frei Caneca FM, o Aldeias e Quilombos fala sobre a violência nas Terras Indígenas. Roberto Libgot, Coordenador do Conselho Indigenista Missionário de Porto Alegre, Cacica Maria Erineide, do povo Trukpa Tupã, de Paulo Afonso, Bahia e Marcivana Rodrigues Paiva, do povo Sateré Mawé, de Manaus, Coordenadora Geral da COPIME- Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno são os convidados desta edição.  

Ao longo da semana tem muito mais na rádio pública do Recife! Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe