ícone face twitter instagram

Forropodó homenageia Paulinha Abelha na última edição do programa

09.09.22 - 13H33
Forropodó homenageia Paulinha Abelha na última edição do programa

Para encerrar a temporada do Forropodó na Frei Caneca FM, o programa exibe uma entrevista que estava guardada há sete meses, com a cantora Paulinha Abelha. A artista conversou com a equipe do Forropodó quinze dias antes de falecer, e falou sobre o sucesso da banda Calcinha Preta, os projetos pessoais e o legado que construiu no forró. 

Paula de Menezes Nascimento Leça Viana começou na carreira aos 12 anos se apresentando em trios elétricos pelo estado de Sergipe, e ficou por três anos  cantando em sua própria banda, Flor de Mel. Após descontinuar seu projeto por falta de dinheiro, foi contratada como vocalista da banda Panela de Barro, na qual também ficou por três anos. Já em 1999, foi descoberta pelo empresário da banda Calcinha Preta, Gilton Andrade, e nela, Paulinha participou da gravação de 22 álbuns e três DVDs ao vivo. 

Este é um registro histórico da última entrevista solo que a cantora concedeu a um veículo de imprensa. O último episódio traz também um bate-papo com Claudia Leitte, que lança um single de forró e relembra a história de amor com o ritmo.

O programa entra no ar nesta sexta-feira, às 19h, e você pode acompanhar sintonizando pelo dial da FM 101.5 ou aqui pelo nosso site. 

SEXTA


Na sexta-feira (09), às 14h, o Papo de Artista, apresentado por Manoel Constantino, traz como convidado o dramaturgo e professor Dr. da Universidade Federal de Pernambuco, Rodrigo Dourado, e eles conversam sobre a formação do ator. 

Às 15h, o Giro Nordeste entrevista a antropóloga Lilia Schwarcz, e fala sobre a história do 7 de Setembro e os 10 anos da Lei Federal que garante cotas nas universidades. 

SÁBADO


Abrindo a programação deste sábado (10), o Vozes Inclusivas traz como tema: inclusão, acessibilidade, direitos humanos e histórias vitoriosas de pessoas com deficiência. O ouvinte conhece um pouco das experiências vitoriosas em educação inclusiva com os integrantes da área de cursos com acessibilidade do Senac São Paulo,  Andreza Matsumoto e Mário Vale. Conhece também o Pedro, que possui onze anos, e fez uma adaptação para Braille em seu álbum de figurinhas da Copa do Mundo, e muito mais histórias. 

Às 9h, na Faixa Infantil, tem mais uma edição do programa Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, que traz como tema ‘eleições dos bichos’, e deixa duas perguntas para as crianças: “Se você morasse na floresta e tivesse uma eleição, em qual bicho você votaria? E se você fosse candidato a presidente da floresta, qual seria a proposta de governo?”. No quadro ‘Na Onda da História', Tia Ilana conta a história de ‘Vote em Mim’, de Martin Baltscheit e Christine Schwarz, em que os animais da floresta também querem disputar o cargo de Rei com o leão. No ‘Papo do Dia’ traz como convidada a assistente social Alexsandra Silva, para responder às perguntas das crianças sobre democracia, voto e eleição. A trilha sonora do programa fala sobre os animais do Brasil, que faz parte do CD Brasileirinhos volume 1 e 2, músicas para os Bichos do Brasil, produzido pelo músico e produtor musical, Paulo Bira. 

Às 10h30, o É Conversa Pra Criança, Sim! relembra, nesta última edição, temas trabalhados anteriormente, e tem bastante música para reforçar a ideia de como a música pode ser uma ferramenta de apoio em casa para tratar de certos temas com as crianças. 

O Andei Meio Mundo, às 15h, faz a vigésima terceira viagem com destino ao México em busca da história, cultura e música do país. No quadro ‘Mundinho Latino’ tem notícias e músicas em dose dupla de Morat, Lali, Luis Miguel e Paulo Londra. Já no ‘Dale’, o programa recebe a professora de língua espanhola, Thayamir Cordeiro, que fala sobre a importância do idioma no contexto latino. 

Às 16h, o Reggae pelo Reggae continua a história do ritmo Reggae Roots, e traz uma seleção musical para ninguém ficar parado. 

O Forropodó, às 19h, traz a última entrevista solo da cantora Paulinha Abelha, e também um bate-papo com Claudia Leitte, que lança um single de forró e relembra a história de amor com o ritmo.

E para fechar a programação deste sábado, às 21h, tem Techtrônica, que aborda o tema polêmico do uso excessivo de Samples na música eletrônica, buscando diferenciar o que é remix do cover, bem como o que é influência do plágio. 

DOMINGO


O Frequência Natural deste domingo (04), às 8h, traz uma edição especial com músicas que fortalecem o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Brasil e a luta por uma reforma agrária justa e popular. As músicas estão reunidas no CD Arte em Movimento que foi lançado em 1998. 

Em seguida, às 9h, o Lab 101 apresenta o radiodocumentário Todo Mundo Tenta, Os 20 Anos do Penta. O radiodocumentário foi realizado no ano de 2021 na disciplina de radiojornalismo 2, do curso de jornalismo da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Às 10h, o Batucada faz um convite aos ouvintes para homenagear o cantor Mumuzinho. Na seleta musical tem ainda Ivone Lara, Elza Soares, Clara Nunes, Originais do Samba, Chico Buarque e muito mais. 

O Som da Liberdade, às 15h, viaja ao nordeste da Colômbia, mais precisamente entre a Serra da Nevada de Santa Marta e a Serrania de Perijá. É dessa região de vales que surge um dos gêneros mais tradicionais do país: o vallenato. O homenageado desta semana é o cantor e compositor Maximo Jimenez, que inaugurou o vallenato de protesto, e a entrevista é com seu filho, Maximo Jimenez Júnior. 

O Íntimos na Frei Caneca, às 17h, traz o segundo episódio da quinta e última temporada do programa, e faz uma retrospectiva da trajetória do Festival  Íntimos, que desde 2016 vem ajudando a fomentar o cenário da música independente de Recife e visando contemplar mais artistas autorais e alternativos do Estado. Neste segundo episódio, Guilherme Souza e Nívea França conversam sobre a terceira edição do festival, que aconteceu em 2018 na cidade de origem, Goiânia, precisamente no histórico cine-teatro centenário Polytheama, e contou com artistas selecionados como Zeca Viana, músico e produtor musical de Recife desde a segunda metade da década de 90.

Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe