ícone face twitter instagram

Diversidade marca as produções do fim de semana na rádio pública do Recife

20.01.22 - 13H42
wilson simonal

Wilson Simonal, sambista condenado ao ostracismo, é homenageado no Batucada. (Imagem: Reprodução/Internet)

Por Priscila Xavier


Sexta-feira (21) marca a volta das produções inéditas do Mulher na Caneca, programa que ocupa a Faixa Mulher da emissora pautando discussões relevantes sob uma ótima feminista. O tema desta semana é a vacinação infantil contra a COVID-19, que já segue a todo vapor na capital pernambucana. 

Participam a Secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, e a médica preceptora do programa de residência médica em Pediatria do Hospital Maria Lucinda, Marcela Santos do Amaral. O programa é ao vivo, ao meio-dia, com transmissão pelo youtube da emissora e conta com produção e apresentação das jornalistas Clareana Arôxa e Inamára Melo.

Às 16h, o Giro Nordeste, programa semanal que entrevista personalidades nordestinas e nacionais com a participação de jornalistas das emissoras públicas de TV e rádio da região, convida Miguel Nicolelis, cientista, que é referência mundial na área de neurociência. 

A conversa é sobre a nova onda da Covid-19, a variante Ômicron e a vacinação de crianças e adultos. Para Nicolelis, o Brasil pode chegar ao mês de março com mais de 2 milhões de casos diários de coronavírus caso não se não contenha a transmissão.

Às cinco da tarde, o convite é para desacelerar na companhia de Janaína Serra e seu Relicário. Na sexta da poesia tem leitura de “AmarElo”, de Emicida e “É que eu dei um perdido na razão”, da pernambucana Bell Puã.

A seleção musical do programa é de Lorena Fragoso e traz canções da própria Bell Puã, além de Bione, Saskia, Tassia Reis, Majur, Ana Tijoux e muito mais. É possível participar do Relicário enviando sua sugestão de música, poesia e comentários através do WhatsApp (81) 99249-2199.

SÁBADO
No Forró para Todos deste sábado (22) tem sucessos de Elba Ramalho, Amelinha, Falamansa, Cangaia de Jegue, Luiz Caldas e muito mais durante duas horas, de 10h ao meio-dia.

Às quatro da tarde é a vez de curtir e conhecer sons dos estados nordestinos com o Baião de Dois, uma produção coletiva entre emissoras públicas da região. Neste sábado tem músicas de Zé Brown, Wado, Luiz Gonzaga, Riachão e Carol Costa.

DOMINGO
No Lab 101, o ouvinte acompanha o segundo episódio da radionovela O casamento Bataille, uma produção derivada do filme homônimo de Clarice Dias e dirigida pelas artistas Clarice Dias e Júlia Amaral. Começa às 9h. A trilha sonora da radionovela foi produzida por alunos do Grupo de Experimentação Sonora (GEXS), sob coordenação do professor Marcus Neves, do curso de Música da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

De 10h ao meio-dia é hora de curtir muito samba com o Batucada, sob a batuta de Iara Lima. O homenageado deste domingo (23) é o carioca Wilson Simonal. Nascido em fevereiro de 1938, foi um cantor e compositor brasileiro de muito sucesso nas décadas de 1960 e 1970, chegando a comandar um programa na TV Tupi e dois programas na TV Record. 

Pai de Simoninha e Max de Castro, o cantor deixou sucessos como Balanço zona sul, Lobo bobo, Mamãe passou açúcar em mim, Nem vem que não tem, Tributo a Martin Luther King, Sá Marina, que chegou a ser regravada por Sérgio Mendes e Stevie Wonder, e País tropical, de Jorge Ben.

Já no Amplifica a gente curte um ícone da música pernambucana: Isaar. A artista apresenta o show realizado no Festival Quarta Cinza Rock, o primeiro registro audiovisual do álbum Azul Claro. Com uma longa estrada nas rodas de musicas tradicionais, Isaar integrou a banda Comadre Fulozinha, cantou com António Carlos Nóbrega, Naná Vasconcelos, nos projetos de Ariano Suassuna, nas peças de José Celso Martinez e com DJ Dolores, com quem gravou dois discos. O Amplifica começa às 16h.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou aqui em nosso site.


Compartilhe