ícone face twitter instagram

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência na 101.5

10.02.22 - 14H09
As cientistas Flávia Calé, Constância Ayres e Cecília Cuentro são convidadas do “Mulher na Caneca” desta sexta (11)

As cientistas Flávia Calé, Constância Ayres e Cecília Cuentro são convidadas do “Mulher na Caneca” desta sexta (11) (Foto: Divulgação)

Por Alex Carvalho

A partir de 2015, ancorada numa iniciativa da UNESCO e da ONU, no dia 11 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. No Brasil, por exemplo, foi apenas em 1879 que as mulheres passaram a ter direito de ingressar em uma universidade por meio do Decreto Lei nº 7.247/1879. Mesmo assim, a matrícula deveria ser feita por seus pais ou maridos.  

Atualmente, outras problemáticas sociais, acabam interferindo na presença de mulheres nas pesquisas. Entre elas o machismo, o assédio, a disparidade na carga de trabalho doméstico e a falta de apoio dos parceiros no arranjos familiares. 

Em alusão à data, as jornalistas Inamara Mélo e Clareana Arôxa trazem o tema "Mulheres na Ciência" para o Mulher na Caneca.

SEXTA 

O Mulher na Caneca desta sexta (11) conversa com as cientistas Constância Ayres, Cecília Cuentro e Flávia Calé sobre participação feminina nas ciências, investimentos e futuros. Para celebrar o Dia da Mulher na Ciência, a FioCruz Pernambuco lança o programa Verão das Meninas na FioCruz voltado para estudantes do ensino médio da rede pública do Estado. Começa ao meio-dia com transmissão pelo nosso canal do YouTube.

O estágio atual da pandemia e os aprendizados da ciência em relação a COVID-19 são temas da entrevista com o médico Drauzio Varella no programa Giro Nordeste desta sexta-feira, às 16h. Conhecido por popularizar a medicina, Drauzio é cientista, escritor e um dos mais respeitados médicos do país.

Às 17h, temos o Relicário com Janaína Serra. O programa é uma ode a beleza e a leveza, nos fim de tarde da Rádio Pública do Recife. Você pode participar, interagindo, através do número de Whatsapp: 81992492199.

SÁBADO

O sábado da Frei Caneca FM é dedicado à expressão musical do Nordeste. No Forró para Todos, às 10h, ouvimos grandes sucessos de nomes importantes como Carlinhos Brown, Zé Ramalho, Lucy Alves, Cascabulho, Maciel Melo e muito mais.

E no Baião de Dois, às 16h, conferimos um bloco musical totalmente dedicado à sonoridade da rabeca da Zona da Mata Pernambucana, além da presença de artistas como Iane Gonzaga, Xangai, Zeca Baleiro, Mestre Salustiano, entre outros.

DOMINGO 

No Lab 101, às 9h do domingo (13), o ouvinte acompanha o último episódio da radionovela "O Casamento de Clarice e Bataille", uma produção derivada do filme homônimo, dirigida pelas artistas Aline Dias e Júlia Amaral. A trilha sonora da radionovela foi produzida por alunos do Grupo de Experimentação Sonora (GEXS), sob coordenação do professor Marcus Neves, do curso de Música da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

O Batucada, às 10h, homenageia a cantora Ludmilla. Nascida em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, em 1995, Lud é um expoente no funk e no pop brasileiro, e surpreendeu muita gente ao mostrar seu lado pagodeira com o projeto Numanice, que agora chega em sua segunda parte. E não para por aí: você ainda confere músicas de Paulinho da Viola, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Xande de Pilares e muito mais!

No Amplifica, às 16h, é a vez de Mazuli. Natural de Recife e integrante da mostra Reverbo, o cantor mescla uma sonoridade que vai além do que se convencionou chamar “regional”, com uma embalagem mais pop. Seu primeiro disco, homônimo, foi lançado em agosto de 2021 pelo selo Tratore. O show que você acompanha foi contemplado no edital de Criação, Fruição e Difusão da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, sendo gravado no icônico Teatro do Parque.

Toda a programação está disponível pela 101.5 FM ou aqui em nosso site.


Compartilhe