ícone face twitter instagram

BR-101.5 celebra aniversário de Gabriele Alves

15.08.22 - 08H01
Alex Carvalho e Gabriele Alves

Alex Carvalho pilota o BR-101.5, enquanto Gabriele segue de carona. (Foto: Priscila Xavier)

 

Por Beatriz Guglielmelli


Nesta segunda-feira (15), a apresentadora do BR-101.5, Gabriele Alves comemora mais um ano de vida! Para celebrar a data, a equipe da Frei Caneca FM preparou uma surpresa em um programa especial para nossa aniversariante do dia.

Já entregamos que nossa pilota de todos os dias não estará no volante como de costume, mas pegando carona com a gente. Alex Carvalho assume o microfone e traz com ele um convidado surpresa! E para deixar este dia ainda mais bonito, convidamos vocês, ouvintes, para participar da festa misteriosa e celebrar a voz das nossas manhãs interagindo pelo WhatsApp do BR-101.5 (81) 99488-6842. 

O especial do BR-101.5 em comemoração ao aniversário de Gabi vai ao ar a partir das 9h e a entrevista surpresa têm início às 11h, com transmissão ao vivo pelo YouTube. 

PROGRAMAÇÃO 

SEGUNDA
Nesta segunda-feira (15), às 8h30, o Hackeando o IP fala sobre direitos autorais e produção cultural. O programa traz para o debate o Movimento Cultura Livre, que defende a possibilidade de utilizar e se apropriar legalmente da produção cultural distribuída no meio digital. 

Às 9h, tem o especial do BR-101.5 em comemoração ao aniversário de Gabriele Alves. Você pode participar enviando sua mensagem pelo Whatsapp (81) 99488-6842.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, Priscila Xavier chega para apresentar o TPM - Tempo Pra Mim com dicas de autocuidado e entrevistas sobre a saúde do corpo e da mente. Nesta semana, o programa recebe Thaís Oliveira, psicóloga e gerente operacional do CAPS Esperança para falar sobre saúde mental. 

Mais tarde, às 17h, Janaína Serra apresenta o Relicário, programa que leva beleza e leveza aos fins de tarde, com música e poesia. Você pode interagir, sugerir textos e dizer o que você guardaria em seu Relicário pelo Whatsapp (81) 99249-2199.  

Na sequência, às 18h, o Viajando na Música continua o passeio pela Música Mística, com sons que fazem referência à espiritualidade, ancestralidade, divindade e transcendência. No quadro "Jam Viajada" tem o encontro de Felipe Muito (PE) com Felipe Menandro (MG) para criarem uma música nova para o programa. E no quadro "Brasil Profundo" o convidado é Eduardo Chinen (MG), do projeto 44 ao Cubo e também do Alquimia Sonora, que fala sobre a produção de sets musicais para rituais enteógenos.

Às 20h, na nossa Faixa Preta, o Diáspora, A Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes conversa com o professor e historiador Lucas Fernando de Moura sobre o contexto histórico da Semana de Arte Moderna e como as ideologias dessa época ainda são propagadas até hoje.

Ao longo dos anos, a tecnologia inspira e fascina a humanidade, mas mesmo após a criação das Leis da Robótica de Isaac Asimov, os filmes de terror e de ficção científica colocam em suas histórias androides, ciborgues e invenções que assustam as pessoas. Às 21h, o Toca o Terror comenta obras como “Hardware – O Destruidor do Futuro”, “Tetsuo – O Homem de Ferro” e “Geração Proteus”, além de outros filmes em que os robôs são os vilões. 

TERÇA
Nesta terça (16), às 8h, o Isto é Choro, meu bem! apresenta Choros de músicos pernambucanos e nacionais. O programa recebe o bandolinista Bona e o cantor Arthur Philipe para falar de suas carreiras artísticas e seus trabalhos. A entrevista é intercalada com músicas escolhidas pelos entrevistados.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, o Polifonia - Mulheres da Música entrevista a artista Neris Rodrigues. Neris é pernambucana da cidade de Olinda, criada em Paulista, município da região metropolitana do Recife, onde vive até hoje. Compositora, trombonista, arranjadora, produtora e professora de música atuante na cena da música de Pernambuco, é graduada em pedagogia pela Faculdade Joaquim Nabuco e em música, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com bacharelado em trombone. A artista participa de diversas apresentações, gravações e arranjos ao lado de artistas e grupos nacionais e regionais, como o Trio Grammelot, Gabi da Pele Preta, banda Cordel do Fogo Encantado, Orquestrão do Maestro Spok, entre muitos outros projetos. Neris Rodrigues, além de gravar, também assina os arranjos de metais - em parceria o trompetista Alan Ameson, nos dois primeiros álbuns solos do cantor e compositor Johnny Hooker.

Às 15h, em alusão ao Dia dos Pais, o Pegando o Bigu recebe Yudi Luiz e Apollo Arantes, membros do MOVIHT - Movimento Independente de Homens Trans e Transmasculinidades de Pernambuco para comentar sobre suas experiências e militâncias como homens e pais transmasculinos numa sociedade que nega a eles todas essas possibilidades de existências.

Mais tarde, às 20h, tem Oba Kò So na Faixa Preta! Nesta semana, o programa  fala dos afoxés, não como um bloco de carnaval apenas, mas como mais uma tecnologia ancestral ligada às tradições de matriz africana e importante artefato cultural de popularização do debate racial. Durante todo o episódio o ouvinte confere músicas dos afoxés, especialmente os de Pernambuco.

Às 21h, o A Hora do Espelho discute como a criminalização do aborto afeta a saúde das mulheres e contribui para o aumento da mortalidade materna. O programa pauta a culpa como um elemento que afeta a autoestima e o bem-viver das mulheres, além disso, aponta possibilidades para o avanço na conquista de direitos reprodutivos como um elemento para favorecer nossa saúde e bem-viver.

QUARTA
Nesta quarta-feira (17), às 8h, o Raízes do Fole apresenta a sanfona brasileira. A sanfona está em diversos gêneros da música brasileira, nos ritmos nordestinos e sulistas, na música caipira e até na chamada MPB. 

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, no Mulheres na Frequência, o ouvinte confere uma seleção musical que vai animar esse meio de semana! Nomes como Triinca, Sam Silva, Metá Metá, Bella Maria, Una, La Voz Nativa, Luana Tavares, Maya, Platônicca, Mayra Clara, Katyucia, Ylana Queiroga e mais um monte de artistas autorais incríveis estão na edição desta quarta.

Às 18h, o Playlist Peixe Voador passeia pelo melhor da música pernambucana, oferecendo um espaço de destaque à Mulungu, Qampo, Barro, Madimboo, Casillero e Marsa.

Às 20h, na nossa Faixa Preta, o Vozes de Cor adentra na discografia do cantor, compositor, pedagogo e produtor paraibano Totonho & Os Cabra. Nascido em Monteiro, cidade considerada a meca do repente, Totonho traz em sua bagagem musical influências dos cocos, emboladas e forrós, mas também transita por outros ritmos, adicionando bases eletrônicas, o que faz com que sua música tenha um caráter experimental, autêntico e provocador.

Às 21h, a Rádio Brumas entrevista o duo Thee Dirty Rats, formado por Luis Tissot (vocal e cigar box) e Fernando Hitman (bateria) que construiu seus próprios instrumentos com pedaços de sucata, para obter o som que pretendia e começar uma das mais insólitas formações do cenário independente atual. No Bloco Retrô tem a história da banda Viana Moog, um quinteto de São Leopoldo (RS), que explora as facetas que mais os atraem: barulho e literatura.

QUINTA
Nesta quinta-feira (18), às 15h, o Almanaque da Aconchego conversa com o músico e comunicador Leonardo Cosmo, integrante da Rádio Comunitária Alto Falante. Leonardo fala da história da Rádio e do vínculo com as diversas manifestações culturais nativas do Alto Zé do Pinho. Na Toca do Saci, o ouvinte continua conhecendo mais sobre a internet. O Baú apresenta uma série de vinhetas feitas pela Rádio Comunitária Aconchego e na indicação cultural o álbum visual “Coco Dendê” da artista Carol do Coco. 

Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe