ícone face twitter instagram

Repressão policial contra indígenas e quilombolas é pauta na FCFM

28.04.23 - 13H32
Mobilização em frente à Funai

(Foto: Mobilização em frente à Funai | Leo Otero)

Por: Beatriz Guglielmelli

Em junho de 2021, centenas de indígenas participaram em Brasília de uma mobilização pacífica chamada “Levante Pela Terra” contra um projeto de lei em tramitação na câmara dos deputados que dificulta a demarcação de terras. Representantes de mais de 25 povos originários, com o apoio da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), marchavam na capital federal e esperavam ser recebidos por um representante da Fundação Nacional do Indígena (FUNAI), mas a tropa de choque da PM cercou o prédio da entidade e atacou os manifestantes com bombas de efeito moral e spray de pimenta. No Amapá, durante o apagão de 2020, moradores da comunidade quilombola Casa Grande organizaram um protesto pelo fato de que eles estavam sem energia elétrica e sem nenhuma notícia de quando o problema seria resolvido. Para reprimir a manifestação, mais de 10 carros da polícia militar e a tropa de choque do bope se locomoveram para acabar com o levante das 45 famílias. 

Esses dois episódios ilustram parte do problema da repressão policial contra indígenas e quilombolas. Embora o Ministério dos Povos Indígenas tenha sido  recém-instalado, a repressão policial ainda é constante e uma cultura de violência a ser combatida no Brasil. Para falar mais sobre o assunto, neste sábado (29), o Aldeias e Quilombos recebe Angelo Bueno, do CIMI NE; Ricardo Xawã, Secretário do Indígena do Município de Prado, na Bahia; e Marília Falcão, Advogada do GAJOP. O programa começa às 16h, você pode sintonizar pela 101.5FM ou pelo site www.freicanecafm.org

SEXTA

Sexta-feira (28), às 8h, o Balaio Cultural recebe Marcia e Josete, sobrinha e tia, que fazem parte de duas gerações diferentes. As duas tiveram sonhos semelhantes, e a sobrinha Marcia Ferraz, ao descobrir o sonho de sua tia Josete, cuidou logo de torná-la cantora e intérprete de antigas e saudosas canções, ainda na época das serestas, e juntas essas duas lindas mulheres mostram seus talentos, com histórias e canções.

Na sequência, às 9h, o BR101.5, fala sobre a Caminhada para Ogum, que acontece neste domingo (30), na cidade de Paulista. Em mais um ano de caminhada, o Ilê Asé Omo Ogundê traz às ruas de Paulista os cantos de Ogum, mostrando a força desse Orixá que é um dos mais cultuados e conhecido no nosso estado, junto a seus filhos, afilhados, povos de terreiro e simpatizantes levando a força de Ogum, orixá guerreiro. A caminhada busca conscientizar a população sobre respeito e tolerância a todas religiões de matriz africana demonstrando através do seu cortejo pelas ruas que o povo de terreiro deve e tem direito a ocupar diversos espaços em nome de suas crenças.

Mais tarde, às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista e bate um papo com o artista plástico, pesquisador e historiador Kadu Tapuya. 

Às 18h, A Voz do Frevo traz dois temas relevantes: A Arte de Compor com José Constantino e O Frevo sem Fronteiras com Angélica Lins. José Constantino é um dos maiores nomes do nosso frevo, na atualidade, o compositor que, contrariando o que dizia o grande Maestro Guerra Peixe, compõe frevo de rua “de ouvido”, sem formação em música. Angélica Lins, é passista e percussionista, teve oportunidade de conhecer o Mestre Nascimento do Passo.

SÁBADO

No sábado (29), às 8h30, o quarto episódio do Primeira Estrela tá recheado de música! O ouvinte curte alguns dos ritmos populares em Pernambuco, dando voz a mestres e mestras que fazem a cultura popular. Vai ter Boi, Paraguá Pisa Pilão, Ciranda, Côco e Maracatu e muito mais! 

Em seguida, às 9h, o Awrê memórias de terreiro, chega com mais uma história incrível! Oyá foi desafiada pelos sacerdotes de uma aldeia, que duvidaram de sua capacidade de erradicar a terra. Na frente de todos, rasgou ao meio um pano escuro da sua indumentária. Usando os seus pés, ela socou com grande força a terra, onde esses panos foram jogados e ao entrar em contato com a terra, se transformaram em um grande rio, o rio Oyá.  Oyá era esposa de Xangô, o grande rei de Oyó. Ela era muito respeitada e também muito poderosa. Certa vez disseram a Xangô que um sacerdote vizinho conhecia uma porção que quando ingerida, dava o poder de lançar fogo pela boca. Xangô envolvido em um luta, pede para Oyá buscar essa porção para ele, mas que ela não abrisse e nem mexesse. Oyá por curiosidade toma um pouco da porção. 

Às 10h, tem mais uma edição do Forró Para Todos! O programa, produzido pela emissora Educadora FM, da Bahia, apresenta ritmos que fazem parte do forró, como xote, baião, xaxado e arrasta pé.

Às 15h, o Diáspora, a Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes  conversa com a educadora física, dançante no bloco afro Ilú Obá de Min e mestra em artes com pesquisa em dança negra, Ana Carol Toledo, que fala sobre o corpo negro e as estratégias de permanência e continuidade. 

E às 16h, o Aldeias e Quilombos recebe Angelo Bueno, do CIMI NE; Ricardo Xawã, Secretário do Indígena do Município de Prado, na Bahia; e Marília Falcão, Advogada do GAJOP para falar sobre repressão policial contra indígenas e quilombolas.

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, chega por aqui trazendo toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO

Neste domingo (30), é dia de curtir muito samba nas ondas da 101.5 FM, e por isso você acompanha mais uma edição do Batucada. A partir das 10h, Iara Lima convida o ouvinte a celebrar muito samba ao som de Lennie Dale, o homenageado da semana. E ainda tem Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Elis Regina, Tony Nogueira, Sambstar, e muito mais! 

Às 15h, o Oba Kò So faz um giro na cultura Banto, trazida e mantida no Brasil, da língua à culinária, dos quilombos às tecnologias e conhecimentos sobre os minérios, do samba aos candomblés de Angola e Congo. O episódio celebra e reconhece que vivemos uma cultura profundamente marcada pelos povos Bantos. Além dos documentos e pesquisas acessados para falar da cultura Banto na formação do Brasil, o ouvinte também é embalado pela musicalidade Banto presente na diáspora africana. 

Na sequência, o Vozes do Orgulho recebe a coordenadora geral da Amotrans, Chopelly Santos, para debater sobre o surgimento do movimento organizado de travestis e transexuais no estado de Pernambuco e as perspectivas de futuro para a comunidade T.

Às 20h, o Giro Nordeste fala sobre a situação econômica do Brasil. O convidado da semana é o escritor, palestrante, empresário e apresentador Eduardo Moreira. Moreira foi eleito em 2013 pela revista Época Negócios um dos quarenta brasileiros de maior sucesso com menos de 40 anos e pela revista Investidor Institucional em 2016 como um dos três melhores economistas do Brasil.

Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe