ícone face twitter instagram

O combate ao racismo no meio Heavy Metal na programação deste fim de semana

17.09.20 - 10H40
Foto: arquivo da banda Black Death

Foto: arquivo da banda Black Death

O programa Pesado - Lapada Para Todos os Gostos deste domingo (20) põe luz no problema do preconceito racial no meio heavy metal. Debate o problema e maneiras de combater o racismo no meio com Peter Jacques, do projeto gaúcho Preto no Metal, e com Marcelo Santa Fé, baixista da banda pernambucana Pandemmy. O programa vai ao ar no domingo, às 20h.
 

Confira a programação do fim de semana 

No sábado (19), às 7h da manhã, o programa Frequência Natural debate a necessidade urgente de cuidar da educação como principal meio para o desenvolvimento e a necessidade de desconstruir os modelos coloniais de educação e conversa com Marciene Olegário, guerreira Xucurú, que fala sobre a educação de seu povo. Logo após, às 9h15, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio conversa com a assistente Social Simone Barreto, mãe de quatro filhos, sobre essa ligação tão forte entre pais e filhos, por meio do afeto, apresentando as diferentes configurações de famílias e suas dinâmicas. Ainda traz a Fada Magrinha Lulu Araújo e sua filha, Fernanda Araújo, cantando juntas. Às 10h tem Conexão Eficiente, onde Lele Martins, mentora do canal Blogueira PcD conversa com a jornalista Natália Rosa, ambas mulheres com deficiência, sobre racismo, negritude e pessoas com deficiência. Ao meio-dia tem Hora do Close com um debate sobre preconceito nas religiões. 

À tarde, o programa Sala de Cinema põe em foco o cinema negro, seus desafios, a descolonização no olhar e a representatividade no cinema e audiovisual entrevistando Kalor Pacheco, jornalista, realizadora audiovisual e artista multidisciplinar, às 13h. Na sequência, às 13h30, a Várzea do Capibaribe é o cenário do programa Histórias do Velho Oeste, que traz a história de Lenilson Braga, o Príncipe do Brega, ilustre morador da localidade e que, por quase trinta anos, se apresentou pela região tocando suas canções de brega, bolero e seresta. Continuando a programação da tarde, às 16h, o Reggae pelo Reggae integra a Faixa Preta e traz uma entrevista com o cantor Caiuby, que fala de sua trajetória e de sua visão sobre o ritmo jamaicano. O programa Obá Kosò, às 17h, traz o tema Xangô e os Caminhos de Acesso à Justiça e discute esta temática com a Jurista e  Professora Ciani Neves. 

À noite, o Que Braba! começa às 19h, e bate um papo com a atleta de Jiu Jitsu, modelo independente e produtora de conteúdo digital Ivana Régis sobre a romantização da negritude da periferia. Logo após, às 20h, no Oxente Afrodite, Adriana Pax e Maria do Céu falam sobre a prática do sexo anal e seus tabus, numa conversa com a ginecologista e terapeuta sexual Semíramis Prado, delegada estadual da SBRASH - Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana. Às 22h, o Techtrônica faz um passeio pelo desenvolvimento da música eletrônica na década de 1970, demarcando a utilização dos sintetizadores na produção musical.

Domingo
Ao meio-dia, o Las Colores destaca a plataforma Queerlombos, primeiro site dedicado à cultura LGBTQIA+ de Minas Gerais, que aborda questões de gênero, raça e sexualidade. Às 20h, o metal marca presença no Pesado - Lapada Para Todos os Gostos. Às 21h, o Audio Mundi dá um giro sobre a Ásia Ocidental e mostra a música de alguns países dessa região, montando um panorama que vai do pioneirismo do maestro libanês Ihsan Al-Munzer ao rock ativista  e visceral de Gaye Su Akyol.


Compartilhe