ícone face twitter instagram

Prevenção e tratamento do câncer de mama discutidos no Salada Pop

17.10.19 - 16H13
A apresentadora do Salada Pop, Nice Lima, e a mastologista do IMIP, Isabel Ferreira.

A apresentadora do Salada Pop, Nice Lima, e a mastologista do IMIP, Izabel Pereira.

Fazendo referência ao Outubro Rosa, na última terça-feira (15), a radialista Nice Lima recebeu, no programa Salada Pop, a médica mastologista, Chefe do Centro de Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama do IMIP, Izabel Pereira, para uma conversa sobre a importância da prevenção e do tratamento do câncer de mama. Durante o bate-papo a especialista forneceu dados sobre a incidência da doença no Brasil e algumas causas conhecidas.

Dra. Izabel contou que a maior incidência deste tipo de câncer acontece antes dos 50 anos, e salientou a importância do autoexame para a própria mulher se conhecer. De acordo com a médica, os principais fatores que levam ao câncer de mama, são “se a mulher tiver filhos em idade tardia, ou não tiver filhos, período fértil longo, estresse, obesidade, fumo. Mas, não se sabe o que causa, o que dá o clique, por isso a importância dos exames’’, ressaltou Izabel Pereira.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco de cerca de 60 casos a cada 100 mil mulheres.

Com a entrevista, os ouvintes puderam saber que existe uma diferença entre mastologista e ginecologista. A mastologia é a especialidade que lida com as doenças mamárias, e o câncer de mama mata quando não é diagnosticado precocemente. Já o ginecologista faz o encaminhamento para o mastologista, quando o caso necessita de maior investigação.

Durante a conversa, foram tratados alguns mitos sobre a causa do câncer, como o uso de desodorantes aerosol, que segundo a mastologista, “não há nada de comprovação científica”. Pereira trouxe ainda algumas referências de hospitais para o tratamento do câncer de mama em Pernambuco, como Hospital do Câncer, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital das Clínicas e o IMIP, que é o único Centro de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (CACON) no estado.

Confira abaixo a entrevista na íntegra, na live do Facebook:
 


Compartilhe