ícone face twitter instagram

Especial LAB 101: Radiodocumentário Na Pressão pela Frei Caneca FM

11.12.21 - 02H00
Na Pressão pela FCFM - imagem de divulgação

Neste domingo (12), o LAB 101 veicula o primeiro episódio do radiodocumentário jornalístico “Na Pressão pela Frei Caneca”. (Foto: Géssica Ruana)

Por Beatriz Guglielmelli 

 

Dividido em quatro episódios, o radiodocumentário conta a história da Frei Caneca FM, emissora pública de rádio, cujo projeto data do longínquo ano de 1960, auge da radiodifusão brasileira. A emissora teve um longo trajeto até transmitir as primeiras ondas sonoras em 30 de junho de 2016. Esta é uma produção de Matheus Lins realizada para o trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob orientação da Profª Drª Paula Reis.

A partir deste domingo (12), sempre às 9h, será transmitido um episódio da série no LAB 101, espaço dedicado a produções universitárias.


Confira as sinopses e a programação:    

Episódio 01 - 12/12/21 - Neste episódio, se apresenta um pouco da história da radiodifusão brasileira e seu desenvolvimento até se tornar o mais influente e popular veículo de comunicação. Nesse contexto, o ouvinte conhece como foi idealizado o projeto que possibilitou a criação da rádio recifense, em novembro de 1960. O episódio tem a participação de Renata Mielli, jornalista, mestre em ciências da comunicação pela USP e ex-coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Ivan Moraes, comunicador e vereador do Recife e de Marianna Lyra, radialista. 

Episódio 02 - 19/12/21 - No segundo episódio, conta-se um pouco da história de Frei Caneca do Amor Divino, nome do homenageado pela emissora a partir de 1984. Na sequência, se apresenta como o Movimento Manguebeat tirou a rádio do esquecimento e a colocou na pauta cultural do Recife, transformando-a numa bandeira de luta contra a censura realizada pela indústria fonográfica e num grito pelo direito à comunicação. Este episódio conta com a participação de Mariana Reis, doutora em comunicação pela UFPE e integrante dos 3 últimos GTs da Frei Caneca FM; Roger de Renor, comunicador e produtor cultural; Ivan Moraes, comunicador e vereador do Recife; Marianna Lyra, radialista e ex-estagiária da Frei Caneca FM; Renata Rolim, professora do curso de direito da UFPE e pesquisadora do direito à comunicação; Cátia Oliveira, jornalista e integrante do Coletivo Intervozes e Renata Mielli, jornalista, mestre em ciências da comunicação pela USP e ex-coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Episódio 03 - 26/12/21 - No terceiro episódio, se abordam os acontecimentos recentes que possibilitaram à emissora ser instalada a partir da cobrança e da pressão das organizações sociais. Este episódio tem a participação de Ivan Moraes, Mariana Reis, Patrick Torquato, DJ, radialista e ex-gestor da Frei Caneca FM; Marianna Lyra, Nice Lima, radialista e professora universitária e Cátia Oliveira, jornalista e integrante do Coletivo Intervozes.

Episódio 04 - 02/01/22 - No quarto e último episódio, Matheus Lins realiza uma avaliação dos primeiros cinco anos da Frei Caneca FM no ar, tendo em vista os avanços conquistados até o momento e os desafios atuais pela garantia do caráter público da emissora. O episódio tem a participação de Ivan Moraes, Cátia Oliveira, Mariana Reis, Maíra Brandão, jornalista e ex-gerente da Frei Caneca FM, Patrick Torquato, Nice Lima, Ricardo Mello, secretário de Cultura do Recife, André Fidelis, integrante do coletivo Tururu, Inamara Melo, jornalista e locutora do Programa Mulher na Caneca e Chico Ludermir, jornalista e membro do Coletivo Coque Resiste!

Ficha Técnica: 
Produção, Direção, Roteiro e Reportagem: Matheus Lins
Edição, Sonoplastia e Vinhetas: Felipe Peixoto
Produção das Locuções: Pedro Caldas
Auxiliar de Edição: Géssica Ruana
Orientação: Profª Drª Paula Reis


Compartilhe