ícone face twitter instagram

Centenário de Paulo Freire é celebrado nas ondas da rádio pública do Recife

16.09.21 - 17H30
Foto de Paulo Freire, homem de barba branca, careca, de óculos, com um moletom bege. Ao fundo, uma estante cheia de livros.

Freire influenciou o ensino no Brasil e no mundo, com uma metodologia que incentiva a autonomia e o pensamento crítico. Em 2012, foi reconhecido oficialmente como Patrono da Educação Brasileira (Foto: Clovis Cranchi Sobrinho/Estadão Conteúdo)

Por Amauri Lins

Não seria exagero afirmar que a educação brasileira é definida por dois momentos: antes e depois de Paulo Freire. Nascido em Recife, no dia 19 de setembro de 1921, Paulo Reglus Neves Freire foi uma das mais importantes cabeças pensantes da pedagogia no mundo. Para celebrar o legado atemporal do ilustre conterrâneo, a Frei Caneca FM veicula neste domingo (19), a partir das 19h, o debate “A contribuição da cultura na gênese do método Paulo Freire”, por meio de uma parceria inédita com a Secretaria de Cultura de Pernambuco. A conversa, organizada pelo programa Cultura em Rede, tem como convidados Everson Melquíades, diretor da Escolinha de Arte do Recife e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Fernando Azevedo, mestre em Artes pela USP e doutor em Educação pela UFPE. A mediação é feita pelo jornalista, escritor e ativista cultural, Marcelo Mário de Melo, e a apresentação pela jornalista do Núcleo Digital da Secult-PE, Paula Melo.

Filósofo, professor universitário e educador popular, a principal contribuição de Paulo Freire se deu através de um método de alfabetização que primava pela formação da consciência política, focado na realidade do aprendiz. A célebre frase “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, presente em sua obra “A Importância do Ato de Ler”, de 1988, é uma síntese do pensamento que guia sua metodologia. 

Foi de Freire a definição do que chamou de "educação bancária", formato de ensino amplamente difundido nas escolas pelo mundo, em que o estudante é um mero receptor passivo das informações, que são de propriedade exclusiva do professor, autoridade inquestionável nesse contexto. A sua proposta, esmiuçada, entre outras obras, no seu último livro publicado em vida, “Pedagogia da Autonomia”, trazia um contraponto, estimulando o pensamento questionador, numa relação de troca constante. Essa mudança de perspectiva, com seu inerente caráter politizante, que incentiva o senso crítico, tornou-se alvo de conservadores, que em tempos atuais distorcem ou subestimam as teorias freirianas.

A relevância de sua trajetória enquanto pedagogo se evidencia ainda mais em razão dos 35 títulos de doutor honoris causa, recebidos entre 1988 e 2013, por renomadas universidades de 11 países. Além disso, Freire dá nome a 19 institutos ao redor do mundo, criados após o seu falecimento, que se deu no dia 2 de maio de 1997. Em abril de 2012, por intermédio da Lei 12.612, sancionada pela então presidente Dilma Rousseff, Paulo Freire passou a ser reconhecido como Patrono da Educação Brasileira.

SEXTA (17)

No Giro Nordeste, às 16h, a entrevistada é a educadora Fátima Freire. Filha de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, Fátima é formada em Pedagogia pela PUC de São Paulo, e possui graduação em Filosofia, em Línguas Romanas e em Psicopedagogia. Já atuou como educadora em muitos países, e atualmente presta assessoria pedagógica a diversas instituições, além de integrar o conselho do Instituto Paulo Freire. O programa é uma parceria da Frei Caneca FM com a TVE Bahia.

O Mulher na Caneca, ao meio-dia, entrevista as jornalistas Pâmela Melo e Larissa Pontes, que atuam na luta de mulheres com deficiência por uma uma sociedade menos capacitista, mais diversa e  acessível. Pâmela compartilha a experiência de quem usa cadeira de rodas e precisa buscar autonomia financeira e lidar com a sexualidade. Larissa apresenta o premiado Projeto Eficientes, uma organização de jornalismo independente que tem a missão de abordar a inclusão de pessoas com deficiência, trazendo informação de qualidade em plataformas acessíves e preparando-as para o mercado de trabalho.

SÁBADO (18)

O primeiro dia do final de semana é dedicado à expressão musical do Nordeste. A união das emissoras públicas dos nove estados da região, encabeçadas pela Rádio Educadora da Bahia, reúne clássicos e contemporâneos de estilos musicais que tanto representam o Nordeste. No Forró para Todos, às 10h, temos participações ilustres como Lucy Alves, Tim Maia, Marinês, Silvério Pessoa. E no Baião de Dois, às 16h, é a vez de curtir ao embalo de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa e Gilberto Gil cantando juntos.

Às 18h, você confere a reprise do programa FREVO - Bastidores da Música, apresentado por Alessandro Guedes, que traz obras e artistas que dialogam a tradição do frevo com a contemporaneidade. Neste episódio, vamos conhecer mais sobre a história do marcante frevo “Vassourinhas”.

DOMINGO (19)

No Lab 101, às 9h, você segue acompanhando os episódios 6 e 7 do projeto Artigos Falados, um podcast que busca facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual a pesquisas científicas e ao conhecimento produzido dentro das universidades. A ideia, desenvolvida pela estudante Carla Nogueira, surgiu a partir da disciplina de Oficina de Texto para as Mídias Sonoras, oferecida no curso de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste, no primeiro semestre de 2018.

Batucada, às 10h, homenageia o nosso querido Molejão. Nascido no bairro do Méier, no Rio de Janeiro, em 1988, o grupo fez grande sucesso na década de 1990, com um pagode feito numa pegada mais jocosa e divertida. A banda acumula em sua caminhada 14 discos gravados.

No Amplifica, às 16h, é a vez de Mazuli. Natural de Recife e integrante da mostra Reverbo, o cantor mescla uma sonoridade que vai além do que se convencionou chamar “regional”, com uma embalagem mais pop. Seu primeiro disco, homônimo, foi lançado em agosto deste ano pelo selo Tratore. O show que você vai acompanhar foi contemplado no edital Criação, Fruição e Difusão, da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, e foi gravado no Teatro do Parque, centro do Recife.

E às 18h, a reprise do FREVO - Bastidores da Música traz um bate-papo com Afonso Oliveira, Afonjah e Flaira Ferro sobre a música “Frevo Caboclo”.

Toda a programação está disponível pela 101.5 FM ou aqui em nosso site.


Compartilhe