ícone face twitter instagram

Batucada comemora aniversário com programa especial

08.07.21 - 17H15
Iara Lima

Iara Lima leva o samba para as manhãs de domingo (Imagem: Arquivo pessoal)

Por Giovanna Lira

Através da participação da sociedade civil, a programação da Frei Caneca FM apresenta uma pluralidade de vozes, sons e opiniões. Com uma longa história de desafios e vitórias, em 2018 os microfones abriram e, desde então, os programas produzidos pela rádio pública do Recife seguem os princípios de diversidade, inclusão e respeito.

Em 2018, Iara Lima foi convidada pela emissora para apresentar um programa na grade da 101.5. Militante do samba pernambucano, a temática da produção não poderia ser outra. O Batucada apresenta uma curadoria especial com todas as eras do samba, com artistas clássicos e contemporâneos, e um dos diferenciais do programa é a preocupação em destacar os sambas autorais pernambucanos. Hoje (08) o programa Batucada completa 3 anos de existência, levando para os ouvintes o lema O samba também é nosso.

"Em tempos pré-pandemia sempre reservávamos espaço para entrevistas com a cena local, mas todos nós nos adaptamos ao novo momento, com gravações feitas de forma remota e excluindo as entrevistas, porém ampliando o tempo para a música produzida em Pernambuco que possui uma verve de samba muito forte e consistente", explica a apresentadora Iara Lima. "Ser uma mulher que dá voz ao samba local me é um desafio e uma honra, missão para a qual espero estar à altura. Aprendo muito e sempre a cada programa, com carinho e atenção na pesquisa de um programa que cumpre estritamente a equanimidade de gênero em suas duas horas de seleção musical, além de meia hora dedicada à produção local. Vida longa ao samba pernambucano!".

Para comemorar a data, o Batucada deste domingo (11), das 10h ao meio-dia, homenageia ​​Renato da Rocinha, sambista e radialista. O artista foi a ​​voz oficial da escola de samba Acadêmicos da Rocinha por três anos e lançou músicas com grandes nomes, como Xande de Pilares, João Martins e Galocantô. E na seleta musical, tem ainda Leci Brandão, Originais do Samba, Pagode Nascimento, Alcione, Arlindo Cruz, Elis Regina, Clementina de Jesus e muito mais.

SEXTA (09)

Ao meio-dia, no Mulher na Caneca desta semana, as apresentadoras Clareana Arôxa e Inamara Mélo conversam com a mestra em Estudos Africanos e coordenadora de articulação da Rede de Mulheres Negras do Nordeste, Piedade Marques. Fazendo coro à iniciativa da Frei Caneca FM de visibilizar novas vozes e fortalecer a luta das mulheres negras, o programa debate o Julho das Pretas e as atividades que serão desenvolvidas ao longo do mês.

Saúde mental em tempos de pandemia, além de questões que envolvem as mulheres e negros neste momento serão temas da entrevista com a escritora, mestre e doutora em psicologia Vera Iaconelli no programa Giro Nordeste veiculado nesta semana. A psicóloga também é autora das obras Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função materna, Criar filhos no século XXI e organizadora da Coleção Psicanálise & Parentalidade. A atração semanal começa às 16h, e entrevista personalidades nordestinas e nacionais com a participação de jornalistas das emissoras públicas de TV e rádio do Nordeste.

SÁBADO (10)

No Forró Para Todos, às 10h, tem muita animação com uma seleção musical que conta com a presença de Wilson Aragão, Virgílio, Zelito Miranda, Elba Ramalho e muito mais.

Às 16h o Baião de Dois traz uma curadoria com as diversas expressões musicais nordestinas. Nesta semana tem interpretações de músicas de Maria Bethânia, Maracatu Solar, Lizza Dias, entre outros.

DOMINGO (11)

Às 9h, o LAB 101 apresenta o terceiro e quarto episódio do projeto Vozes Giselistas: as contribuições de Gisela Swetlana Ortriwano ao radiojornalismo e à comunicação. Os episódios trazem, respectivamente, José Coelho Sobrinho e Luiz Fernando Santoro para depor sobre e reconstitui a trajetória de Gisela Ortriwano, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e uma das maiores especialistas em rádio do Brasil.

O Amplifica, às 16h, veicula o show Almerio & Elas. Com direção musical de Juliano Holanda, o cantor e compositor pernambucano Almério realiza uma apresentação com a participação das cantoras Sharlene Esse, Renna Costa e Sophia William. O show conta no repertório com canções de Chico César, Alceu Valença, Zélia Duncan, Isabela Moraes, entre outros.

E para aquecer a sua noite, às 19h, no Reviva, tem a transmissão do show de Priscila Senna no carnaval 2019. Conhecida como a Musa, Priscila apresenta grandes sucessos da carreira como Labirinto, Ele Não Me Amou e B.O. Além disso, a artista ainda interpreta clássicos do frevo.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe